12% das lojas fiscalizadas no Rock in Rio foram notificadas pelo Procon Carioca

27/09/2017 12:16:00


Um balanço da atuação do Procon Carioca no Rock in Rio mostrou que os fiscais descartaram um total de 237 quilos de alimentos impróprios para consumo. Entre os motivos, a data de validade vencida e o mal-acondicionamento dos produtos. Foram 67 estabelecimentos fiscalizados pelo órgão. Deste total, oito foram notificados, entre eles Domino’s, Meu Boteco, Geneal, Habib’s e Gouranga Veggie. Na Domino’s, foram descartadas 358 pizzas (71,6 quilos) por estarem em temperatura acima da indicada e com embalagens violadas.  

 

No último dia do evento, foram descartados 22 quilos de alimentos no Gouranga Veggie, entre eles cogumelos shiitake armazenados em temperatura três vezes superior à recomendada para conservação, e queijo parmesão, molho shoyo e pães fora de validade.

 

Para o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz, o balanço mostrou que até empresários de renome continuam cometendo erros básicos sem dimensionar o tamanho das consequências num evento deste porte. “Os números são absurdos: 12% dos estabelecimentos que fiscalizamos foram notificados. A organização falhou e muito”, disse Jorge Braz.

O descarte é o único procedimento que pode garantir a segurança alimentar nesses casos, pois o alimento pode se tornar tóxico e até mesmo matar. A nutricionista clínica e esportiva Carmine Dornelles explica que há bactérias patogênicas que resistem ao calor e ao frio: “Então, se o alimento já estiver contaminado, fica impróprio para o consumo, mesmo que preparado no fogo. Quando em deterioração, causa danos como gastroenterite e intoxicação, que podem ser muito graves, incluindo o botulismo e a cólera”.

 

A organização do Rock in Rio foi a primeiro a ser notificada, para que esclarecesse a forma como será feito o reembolso dos ingressos para o show da cantora Lady Gaga, que foi cancelado.

 

Os notificados têm um prazo de dez dias para apresentar defesa ao Procon Carioca e poderão ser multados.


Imagens relacionadas: