Procon Carioca fiscaliza 99 lojas no Game XP 2019

30/07/2019 13:33:00


A equipe de fiscalização do Procon Carioca atuou na edição deste ano do Game XP, o maior evento de jogos eletrônicos da América Latina. Foram ao todo 99 lojas fiscalizadas, sendo apenas uma delas notificada por falta de alvará. Os fiscais atuaram de forma educativa orientando a organização do evento, comerciantes e o público quanto às normas do Código de Defesa do Consumidor. 



Entre as atrações do maior parque de games do mundo havia quiosques de alimentação, porém também era permitido aos consumidores entrar com seus próprios alimentos e bebidas no Parque Olímpico. Algumas regras deviam ser seguidas: os alimentos precisavam estar em suas embalagens originais lacradas ou, em caso de alimentos não industrializados, estar em embalagens de plástico fechadas.



O comércio foi orientado quanto à disponibilização de preços de forma clara e ostensiva. Cada produto devia ter seu valor individual exposto. Foi feita ainda a checagem da validade e informações da data de fabricação dos produtos.



Objetos que pudessem oferecer risco à segurança, como vidros, latas e bebidas, não foram permitidos. Logo na entrada, foi feita uma revista do público e a remoção de objetos não autorizados.



O Procon Carioca também recebe denúncias sobre irregularidades em estabelecimentos comerciais através de seus canais: o site www.rio.rj.gov.br/proconcarioca; as redes Facebook, Instagram e Twitter; o telefone 1746; e o site www.1746.rio. 


Imagens relacionadas: