IPP e SMU debatem mobilidade urbana e justiça socioespacial no Arquivo da Cidade

06/09/2018 12:19:00


 
Na última quarta-feira, dia 4, o Instituto Pereira Passos (IPP) e a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) promoveram o ciclo de palestras "Olhar Urbano, Olhar Humano".  O presidente do IPP, Mauro Osorio, e a secretária municipal de Urbanismo, Verena Andreatta, participaram da mesa de abertura e destacaram a importância do debate como ferramenta fundamental para pensar políticas públicas para a cidade.
 
O arquiteto português João Pedro da Costa, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e vereador da Câmara Municipal, foi um dos palestrantes convidados. Em sua apresentação, Costa destacou os desafios do urbanismo e da mobilidade em Lisboa, entre eles a questão da política de habitação. "A cidade vem sofrendo um esvaziamento de habitantes desde 1981. É necessário disponibilizar habitação em condições de renda acessível à classe média que, atualmente, se vê obrigada a abandonar Lisboa", explicou João Pedro da Costa.
 
O arquiteto Oscar Eduardo Pérez Moreno, da prefeitura de Medellín, na Colômbia, também participou do evento com a palestra "Instrumentos de política urbana para o financiamento e gestão da cidade: desafios da justiça socioespacial na Colômbia e no Brasil". Ele sublinhou a necessidade fundamental de se propor mecanismos que visem à diminuição das disparidades na distribuição de renda e riqueza na sociedade. "Precisamos de uma distribuição menos desigual das infraestruturas urbanas na cidade e de mais investimentos públicos nas áreas de baixa renda", defende Oscar.
 
Após as apresentações, foi realizado um debate mediado pela professora Fernanda Furtado, do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, e pela gerente de Macroplanejamento da SMU, Mônica Bahia.



Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos