II Seminário SIURB discute planejamento territorial e políticas públicas para a cidade do Rio

10/09/2018 15:46:00


Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, o Instituto Pereira Passos promove o II Seminário SIURB: “Informação, Planejamento Territorial e Políticas Públicas na cidade do Rio de Janeiro”. O evento será realizado no auditório do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, de 9h a 17h.
 
O seminário tem como objetivo estimular a troca de experiências e conhecimento entre os atuais usuários do Sistema Municipal de Informações Urbanas – 55 órgãos internos e externos à estrutura administrava municipal.
 
O SIURB, uma estrutura de governança da Política de Informações da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, é baseado em uma plataforma digital que inaugurou um modelo inovador de planejamento e gestão da informação da Prefeitura. Permite o compartilhamento de informações entre os diversos órgãos municipais, fomentando a integração entre eles e o aperfeiçoamento da produção de dados e informações sobre a cidade.
 
A partir do SIURB são gerados, ainda, dados, estatísticas, mapas e demais informações que alimentam o DATA.RIO, uma  plataforma voltada não apenas a gestores, mas a todos aqueles que buscam um conhecimento mais aprofundado sobre o Rio de Janeiro. Gerenciado pelo Instituto Pereira Passos, o DATA.RIO reúne o que tem de mais avançado em termos de tecnologia de busca e possibilita um acesso à informação ágil e interativo.
 
A programação do seminário estará focada cada dia em um tema. No dia 11, haverá o painel intitulado “Comunidades Inteligentes: o papel estratégico da informação para o planejamento e gestão do território”. No dia 12, “Cidades e Desenvolvimento: o desafio das desigualdades para o desenvolvimento das cidades”. No último, o debate será sobre “Cidades resilientes: o imperativo da sustentabilidade”.
 
Entre os conferencistas destacam-se três pesquisadores estrangeiros Danielle Wood, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); Carlos Cardona, do Environmental Systems Research Institute (ESRI Americas); e Dalia Kirschbaum, cientista da NASA.
 
Haverá, também, a premiação do I Concurso de Ideias do SIURBLab – que objetiva estimular os técnicos a pensarem soluções para problemas ou o aprimoramento de políticas públicas para a cidade do Rio de Janeiro, usando a plataforma do SIURB. 



Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos