Livraria do IPP é referência em publicações sobre o Rio

23/02/2017 11:38:00


 

O espaço conta com mais de 400 títulos sobre a cidade

 

Localizada na sede do Instituto Pereira Passos, a aconchegante Livraria do IPP é destaque quando se trata de títulos relacionados à cidade do Rio de Janeiro. Com acervo próprio e de parceiros, o espaço oferece obras sobre planejamento urbano, cartografia, estatística, meio ambiente e história do município. Funcionários da prefeitura têm 20% de desconto, mediante documento com foto e um comprovante de vínculo com o município.

 

Com quase duas décadas de existência, a Livraria Pereira Passos é parada obrigatória para amantes e estudiosos da cidade.  O coordenador, Juca Pessoa, fala sobre o perfil dos frequentadores do local: "muitos estudantes nos procuram, principalmente graduandos de arquitetura, geografia e história. Os guias turísticos também são recorrentes aqui. Essas pessoas sabem que temos um dos maiores acervos sobre o Rio de Janeiro".

 

Com mais de 400 títulos disponíveis, o campeão de vendas é "Evolução Urbana do Rio de Janeiro" de Maurício de Abreu. O livro trata sobre o processo de construção do espaço metropolitano carioca. A obra foi uma das responsáveis pela criação da livraria, quando há 20 anos a direção do IPP viu a necessidade de produzir uma publicação sobre o tema. As Pranchas de Copacabana e do Porto do Rio também estão entre os mais vendidos.

 

A guia turística Lucia Petrelli chegou à livraria por indicação de amigos e ficou encantada com o lugar: "me tornei fã! Aqui é um paraíso para professores e guias turísticos como eu. Encontrei obras sobre fatos e curiosidades do Rio de janeiro que enriquecerão ainda mais o meu trabalho. Comprei dois livros e já tenho uma lista de publicações que irei adquirir".

 

A Livraria Pereira Passos também realiza eventos e lançamentos de livros abertos ao público. "Esse espaço é importantíssimo para estudantes, desde o ensino básico até o superior. Trabalho aqui há 13 anos e esse é um espaço para as pessoas que gostam da história da cidade", afirma o vendedor Jose Antonio.

 

Com média de público de 150 pessoas por mês, a Livraria funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Gago Coutinho, 52, em Laranjeiras. Para a vendedora Flor Brasil, "já temos um nome consolidado entre especialistas, mas estamos atraindo novos públicos. É interessante que sempre há trocas de conhecimentos entre a gente e os nossos clientes".




Informações sobre o Rio

 



 

Aplicativos Aplicativos