Cadastramento para o Ambulante Legal começa nesta segunda-feira

27/08/2018 17:26:00  

A Prefeitura do Rio inicia, nesta segunda-feira (27/08), o prazo para atualização do cadastro dos ambulantes regulares da cidade no programa Ambulante Legal. Os titulares de licença para comércio ambulante têm 30 dias, até 26 de setembro, para preencher o formulário disponível no site Ambulante Legal e, caso estejam em conformidade com o Cadastro Único do Comércio Ambulante (CUCA), serão convocados por meio de publicação no Diário Oficial do Rio de Janeiro (DO) para entrega do cartão de identificação.

 

"É muito importante que todos os ambulantes em situação regular preencham o cadastro. Precisamos ordenar as ruas, organizar o espaço público e saber que as mercadorias oferecidas à população têm procedência legal. Esse é um passo fundamental para impulsionar nossa economia dentro de um ambiente em que todos ganharão", destaca o prefeito Marcelo Crivella.

 

Durante o recadastramento, o ambulante deve informar, entre outros dados, seu CPF, sua inscrição municipal e data de nascimento, além de atualizar o número de celular e e-mail, que serão os meios de contato preferenciais da Prefeitura. O pagamento da guia da Taxa de Uso de Área Pública (TUAP) referente ao exercício de 2018, em nome do comerciante ambulante titular da autorização, é pré-condição para a atualização cadastral, conforme estabelecido na Resolução SMF Nº 3005.

 

O programa prevê a implantação de políticas públicas de qualificação profissional aos trabalhadores. No mesmo site onde o cadastro será realizado, o ambulante terá acesso ao Portal do Empreendedor, ambiente no qual ele poderá, caso ache necessário, obter um registro de Microempreendedor Individual (MEI).

 

 

 

 

 

 

CRACHÁ COM QR CODE

 

O Ambulante Legal terá início nos bairros de Copacabana, Leme e Méier, e a implantação na cidade como um todo ocorrerá de forma progressiva, no prazo de 18 meses. Passa a ser obrigatório aos ambulantes o uso de identificação contendo um QR Code (código de barras bidimensional de resposta rápida) com informações cadastrais disponíveis no CUCA. Os ambulantes também terão que comprovar a procedência da mercadoria por meio do documento fiscal, sob pena de apreensão, e garantir que o entorno do local de trabalho se mantenha limpo.

 

"Ao facilitar o acesso do ambulante a informações de como se tornar um Microempreendedor Individual, por exemplo, podemos ampliar a oportunidade de crescimento dessas pessoas que, muitas vezes, querem empreender e não encontram espaço para tal", afirma o secretário municipal de Fazenda, Cesar Barbiero.

 

A analista do Sebrae Juliana Lohmann destaca a importância da capacitação dos ambulantes na parceria da instituição com a Prefeitura do Rio:

 

"Somos parceiros da Prefeitura do Rio de Janeiro no Programa Ambulante Legal, pois acreditamos que a formalização e a capacitação podem fazer a diferença na qualidade dos serviços prestados. Não basta a formalização do ambulante como microempreendedor individual (MEI). É fundamental que eles possam profissionalizar a gestão para aperfeiçoamento dos seus negócios. Realizamos atendimento presencial em diversos bairros da cidade e mantemos uma central de relacionamento pelo telefone 0800 570 0800".

 

 

 

CENSO

 

Um censo de ambulantes irregulares na cidade também será realizado no site do Ambulante Legal. A contagem será iniciada no dia 27de setembro, assim que a atualização dos dados cadastrais dos ambulantes já autorizados for concluída. A iniciativa é um importante instrumento para avaliar a distribuição de vagas, atendendo aos limites estabelecidos na legislação específica.




Fale
Conosco

  • Facebook

  • Instagram

    Instagram da Prefeitura do Rio
  • Twitter

  • Notícias pelo celular

    Saiba pelo WhatsApp tudo o que a Prefeitura do Rio está fazendo por você.

  • Atendimento Telefônico

    Atendimento de domingo a domingo, 24h por dia.

  • Centrais de Atendimento

    Caso você precise de um atendimento personalizado ou serviços que não estão disponíveis online.

    Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova

  • Aplicativos

    Solicite diversos serviços diretamente do seu dispositivo móvel.

  • Riotur

    O que fazer, o que comer, onde ficar. Dicas para moradores e visitantes da cidade. Conheça o Rio.

  • Data.Rio

    O DATA.Rio integra um novo modelo de planejamento, integração, gestão e disseminação da informação da Prefeitura. Acesse o Portal:

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110