Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Operação Carnaval da Comlurb encerra no final de semana com megablocos e Sambódromo

08/03/2019 16:49:00


A Operação Carnaval 2019 da Comlurb teve início no dia 16 de fevereiro, com a apresentação dos primeiros blocos, e chega ao fim neste final de semana com o Desfile das Campeãs, no Sambódromo, e as duas últimas grandes agremiações de rua do ano: Bloco das Poderosas, capitaneado pela cantora Anitta, que sai no sábado (09), e o Monobloco, no domingo (10), ambas no Centro. Além disso, a Intendente Magalhães será palco do Desfile do Grupo E.

 

O Bloco das Poderosas e o Monobloco contarão com um efetivo de 300 garis cada, e o Desfile das Campeãs terá 561, divididos em três turnos para realizar a limpeza tanto na pista de desfiles quanto nas partes interna e externa da Marquês de Sapucaí. Desde o dia 16/2, foram recolhidas cerca de 700 toneladas de resíduos dos blocos de rua e em torno de 300 toneladas do Sambódromo. A Companhia aumentou em 33% a quantidade de veículos utilizados para a coleta de lixo no período de carnaval, saltando de 300 para 400.

 

As equipes do Lixo Zero também estarão presentes nos blocos deste fim de semana. No sábado, no Bloco das Poderosas, serão 21 fiscais e 14 Guardas Municipais (GMs). No Kizomba, na Lapa, 9 ficais e 6 GMs. E no Mulheres de Chico, em Copacabana, 18 fiscais e 10 GMs. No domingo, o Boka de Espuma contará com 12 fiscais e 8 GMs, e o Monobloco, 30 fiscais e 20 GMs.

 

Desde o início da Operação Carnaval, já foram registradas 999 infrações pelas equipes do Lixo Zero nos blocos, sendo 791 por urinar na rua (multa de R$ 563,30) e 208 por descarte de pequenos resíduos no chão, como latinhas, garrafas plásticas, papel e pequenas embalagens em geral (multa de R$ 205,60).

 

Ao longo do Carnaval, a Comlurb disponibilizou cinco mil contêineres em todos os pontos de apresentação do carnaval de rua, e 15 mil novas papeleiras em toda a cidade. A Companhia pede para que os foliões continuem atentos neste último fim de semana de festa e colaborem, dando o descarte correto do lixo e mantendo limpas as ruas. 




Serviços Serviços