Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Obra transforma lixão em praça com quadra de esportes e lazer em Acari

Comunidade Fim do Mundo tem reivindicação de 40 anos atendida pela Prefeitura


23/02/2019 15:10:00


 

A paisagem mudou na comunidade Fim do Mundo, em Acari, Zona Norte. Onde antes existia um lixão, numa área com esgoto a céu aberto e infestada por ratos, sujeira e mau cheiro, agora há uma praça com árvores, quadra poliesportiva, Academia da Terceira Idade, parquinho infantil e equipamento para exercício físico, além de um ecoponto da Comlurb para coleta de resíduos. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, fez a entrega da obra de urbanização neste sábado, 23 de fevereiro.

 

- Conseguimos transformar um pesadelo num sonho – disse o prefeito, durante a inauguração.

 

O terreno antes da obra, com lixão e valão, e,abaixo, depois da urbanização. Fotos de Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio

 

Fotos: Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio

 

A transformação do lugar era uma reivindicação de 40 anos dos moradores. Quando visitou a comunidade, em agosto de 2018, Crivella ouviu o apelo deles por um espaço que lhes aumentasse a autoestima e oferecesse opções de lazer. A área hoje urbanizada – a Praça Guaiuba, com 4,6 mil metros quadrados – ganhou oito jogos de mesa de xadrez, 20 bancos de concreto, rampa de acesso para cadeirantes e carrinhos de bebê, com barras de apoio, e iluminação para atividades noturnas.

 

– Quando estivemos aqui pela primeira vez, vimos um depósito de lixo e um valão muito sujo. Era uma área degradada. Hoje tenho muito alegria de ver a criançada brincando no parquinho de areia e jogando bola e capoeira. Deu-se uma nova vida a esse local. Que a comunidade cuide, porque é dela, e isso valoriza as casas e o comércio – completou Crivella.

 

Vista aérea da Praça Guaiuba. Foto: André Luiz / Prefeitura do Rio

 

A Rua Guaiuba, que tem o mesmo nome da nova praça, era ponto de despejo irregular de todo tipo de resíduos e até de carcaças de carros abandonados.

 

– Isso aqui era considerado o pior lugar de Acari. Hoje é uma referência de lazer. Virou "point", o melhor local de toda a comunidade – contou o morador Ubiratan Nascimento.

 

Outra intervenção importante na rua foi a construção de um sistema de drenagem, com 99 metros de rede, para escoar a água das chuvas para um afluente do Rio Acari, atrás da praça. A Prefeitura fez a canalização do esgoto que corria a céu aberto e aterrou a área para a construção do novo espaço de lazer. No terreno onde antes havia o lixão foi feito serviço de paisagismo, com a recomposição vegetal em 1,5 mil metros quadrados e plantio de 30 árvores.

 

Fotos: Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio

 

– Aqui era horrível. Hoje nossa realidade é outra. As crianças têm onde brincar, e os moradores ganharam uma praça para se orgulhar – destacou Alexander Santos, o Alex, morador há 46 anos da comunidade.

 

COMO FUNCIONA O ECOPONTO DA COMLURB

 

O ecoponto é uma área organizada para coleta de lixo na comunidade. Onde antes era feito descarte irregular de resíduos hoje ocorre o armazenamento de maneira ordenada, independentemente dos caminhões da Comlurb que já passam pela comunidade. O lixo orgânico é colocado pelos moradores numa caixa de compactação, como se fosse um caminhão de pequeno porte e sem rodas. Em duas caçambas são depositados entulhos, móveis velhos e resíduos de obras, por exemplo. O caminhão passa regularmente para levar a caixa de compactação já cheia e trocá-la por outra, e os funcionários da Comlurb fazem a remoção do material das caçambas.

 

Com isso, os moradores aprendem a fazer a separação correta do lixo e também a manter a área sempre limpa, ao depositar os resíduos nos lugares apropriados.  

 

SAMBA, FUTEBOL E CAPOEIRA

 

A festa de inauguração teve campeonato de futsal para crianças e adolescentes; apresentação de capoeira, com o Centro Cultural de Libertação do Brasil, que faz trabalho social na comunidade; e muito samba, que ficou por conta da bateria do Bloco dos Palhacinhos, outra iniciativa social para crianças e jovens de Acari. Antes de encerrar a visita, o prefeito ainda bateu bola com alguns meninos e foi cumprimentado peos moradores.

 

 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços