Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito acompanha ações do programa Cuidar da Cidade na Ilha do Governador

Mutirão de zeladoria chega ao 5º bairro e já atendeu quase mil chamados da Central 1746


22/02/2019 17:22:00


O Programa Cuidar da Cidade, mutirão de zeladoria com base em chamados para a central 1746, chegou nesta sexta-feira (22/2) ao quinto bairro desde que foi criado, nos primeiros dias de 2019. As ações ocorreram na Ilha do Governador, na Zona Norte, e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acompanhou de perto o trabalho. Ele percorreu as ruas e ouviu os moradores. São mais de 150 atendimentos programados em 28 ruas de Pitangueiras, Zumbi e Ribeira. Nos quatro bairros anteriores, o Cuidar da Cidade solucionou 924 chamados.

 

Foto: Michel Filho/Prefeitura do Rio

 

– São ações para deixar o bairro mais bonito: podas de árvores, tapa-buracos, pavimentação de calçadas, enfim, todo o trabalho de conservação que a cidade merece. O Rio está vencendo a crise, foram dois anos muito difíceis, mas agora voltamos com a capacidade de investimento. Estamos investindo na cidade, onde todos passam e vivem, e também na saúde e na educação – afirmou Crivella.

 

a vistoria do prefeito na Ilha começou pela Colônia Z-10, a vila dos pescadores. A quadra de esportes da Praça São Pedro recebeu nova pintura, e foi feita a poda das árvores. Assim como de praxe no Cuidar da Cidade, a Prefeitura promoveu também a drenagem de bueiros e ralos, reparos na iluminação pública e reforço da pintura de sinalização de trânsito.

 

Foto: Michel Filho/Prefeitura do Rio

 
 

No caso específico da Ribeira, para onde Crivella foi em seguida, a população ganhou, além de todos os serviços acima, a revitalização do chafariz da Praça Iaiá Garcia, famoso ponto de convivência do bairro. O chafariz não funcionava desde novembro de 2009.

 

– O chafariz voltar a jorrar água é um belo presente para o bairro, deixa a praça mais bonita – comentou a administradora Ana Paula Barros, de 27 anos, moradora do Cocotá.

 

O fisioterapeuta Rodrigo Ribeiro, também de 27 anos, nascido e criado na Ribeira, festejou a presença dos órgãos públicos nas ruas.

 

– Há dez anos a Prefeitura não chegava aqui, e agora veio com força. É bom para o morador ver que o lugar onde vive está sendo valorizado – opinou.

 

Rodrigo e a mulher, a professora de Educação Física Regina Toledo, obtiveram resposta para um chamado que tinham feito pela central 1746: o asfaltamento da Rua Augusto dos Anjos, que será feito num trecho de cerca de 100m de paralelepípedos. Os dois agradeceram pessoalmente ao prefeito, na porta do prédio onde moram.

 

– O 1746 é uma ferramenta importante para o cidadão – disse Regina.

 

Foto: Michel Filho/Prefeitura do Rio

 

 

 

MAIS SOBRE O MUTIRÃO DE ZELADORIA

 

O Cuidar da Cidade estabelece um calendário de ações que envolve diversos órgãos municipais: Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), Comlurb, Rio Águas, Cet-Rio, Rioluz e Fundação Parques e Jardins, entre outros.

 

Criado pelo prefeito Crivella e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o Cuidar da Cidade começou nos primeiros dias de 2019. Antes da Ilha do Governador, passou por Rocha Miranda, também na Zona Norte; Santa Cruz e Vila Valqueire, na Zona Oeste; e Leblon, na Zona Sul.

 

 

CUIDAR DA CIDADE EM NÚMEROS: 

 




Serviços Serviços