Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura asfalta rua no Cosme Velho e melhora acesso de ambulâncias a hospital

Obra beneficia também turistas que vão ao Cristo Redentor e 4,5 mil moradores de comunidades do bairro


19/02/2019 18:27:00


Imagens de vídeo: Nilo Ventura / Prefeitura do Rio

 

O motorista de ambulância Rafael Ferro já passou muito sufoco para levar pacientes ao Hospital Silvestre, no Cosme Velho. Os paralelepípedos da Ladeira do Ascurra, principal acesso à unidade, faziam o veículo chacoalhar e causavam desconforto aos transportados, na maioria das vezes gente em estado delicado de saúde. O asfaltamento de um trecho de 450m, concluído pela Prefeitura do Rio de Janeiro nesta semana, tornou a tarefa mais fácil.

 

– Melhorou a remoção dos pacientes. São vários tipos de pacientes, e a gente precisa ter cautela. Com a pista asfaltada, fica bem melhor o acesso. Acaba a trepidação – afirma Rafael.

 

O asfaltamento era uma antiga reivindicação da direção do Hospital Silvestre, referência em transplante de fígado no país e por onde circulam diariamente cerca de mil pessoas. O diretor-geral, Ranieri Leitão, trabalha ali há mais de 20 anos. Desde o início da carreira, participa da luta de médicos e pacientes por um acesso melhor na Ladeira do Ascurra. Os buracos e as irregularidades do percurso eram muitos e pareciam um problema sem fim, descreve o diretor.

 

– Era uma demanda muito antiga nossa, uma necessidade grande. São centenas de pessoas que transitam aqui todo dia. Era um sofrimento. Esse asfalto muda a realidade do pessoal que precisa usar essa estrada aqui – comenta Ranieri.

 

Foto: Jonatha Soares / Prefeitura do Rio


A Ladeira do Ascurra é caminho também de turistas que seguem para o Cristo Redentor e de moradores do Cerro Corá e do Guararapes, comunidades com 4,5 mil habitantes no Cosme Velho. É no Guararapes que vive o motorista e guia turístico Luiz Fernando Barreto. Ele diz que passa pelo trecho recém-asfaltado dezenas de vezes diariamente, e que a diferença é grande depois da intervenção realizada pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma).


– Era uma rua muito irregular, e o asfalto melhorou 100%. Quando eu subia com a minha van com os turistas, eles ficavam balançando para lá e para cá dentro do carro. Agora vai todo mundo direitinho, sem sofrer. Subo e desço umas 40 vezes por dia, e acabava tendo que fazer manutenção muitas vezes na van. Com o trecho novo, vai ficar melhor e vou gastar menos com a manutenção – comemora.


Foram empregadas 450 toneladas de asfalto no serviço. A equipe de 12 homens da Seconserma trabalhou no período noturno, para não atrapalhar o acesso ao hospital. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços