Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Projeto de Cinoterapia da GM inicia atividades de 2019 no Abrigo Cristo Redentor

19/02/2019 15:30:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) inicia, nesta quarta-feira (20/02), as atividades de 2019 do projeto de Cinoterapia no Abrigo Cristo Redentor, em Bonsucesso. O abrigo, que é administrado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e conta com 220 idosos residentes, passou a receber o projeto em maio de 2018. No dia 12 de março, serão retomadas as atividades na APAE-Tijuca, que foi a primeira instituição a receber a terapia com cães da GM-Rio, em março de 2017, após a retomada do projeto que ficou suspenso por seis anos.

 

Foto: Divulgação/Guarda Municipal

 

 

No abrigo Cristo Redentor, as visitas da equipe do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) acontecem sempre às quartas-feiras, a partir das 14h, e são destinadas a todos os idosos atendidos pelo abrigo, inclusive os acamados. Nos encontros, os residentes acariciam os cães, assistem a truques de adestramento e também conversam com os guardas adestradores, que formam a equipe. O veterinário da GM-Rio também participa das visitas, direcionando o trabalho. Os profissionais de saúde das instituições beneficiadas destacam que a terapia é um importante recurso para auxiliar no tratamento médico de crianças e idosos, proporcionando melhorias significativas na qualidade de vida, devido ao contato com os cães.

 

- Estamos nos encaminhando para o segundo ano de atividades no Abrigo Cristo Redentor e ficamos felizes em colaborar com esse tipo de trabalho. Para nós é gratificante e também para os cães, que recebem sempre muito carinho de todos. Buscamos fazer sempre o melhor, selecionando os cães mais adequados para este tipo de atividade e também auxiliando em tudo os profissionais dessas associações que coordenam os projetos -, destaca o comandante do Grupamento de Cães de Guarda, inspetor Aluísio Alvarenga.

 

 

Cuidados com os cães

 

Para o contato com as pessoas, os animais passam por processos de higienização e controle de zoonoses, só sendo liberados para a atividade após aprovação do veterinário. Antes de cada sessão, eles recebem um verdadeiro tratamento de beleza - que inclui banho e lixamento de unhas - e ainda exames que comprovam estar com a saúde em dia.

 

Participam do projeto o fox paulistinha Gigante e os golden retriever Joia, Jade e Joe, escolhidos por serem bastante sociáveis. Os cães estão acostumados com a atividade e não oferecem riscos aos pacientes. Nas sessões, os cães são acompanhados do veterinário e de seus condutores, que convivem com eles desde pequenos e têm grande domínio no adestramento dos animais.

 

 

Foto: Divulgação/Guarda Municipal


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços