Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Município doa 1.300 kg de alimentos apreendidos em Copacabana

Frutas comercializadas de forma irregular foram encaminhadas para três instituições de apoio a crianças portadoras de câncer e doenças crônicas


08/02/2019 09:37:00


A Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública e os agentes do programa Rio Mais Seguro, realizou nesta semana uma operação de ordenamento nas ruas de Copacabana. Após a ação em combate ao comércio irregular na região, o material apreendido foi encaminhado para doação. No total, cerca de 1.300 quilos de frutas foram destinadas a três instituições: a Associação Saúde Criança e a Associação dos Amigos da Infância com Câncer - AMICCA, em Botafogo, e a Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, no Estácio.

 

 

"Os três locais que receberam as doações fazem parte da lista de instituições que estão registradas na CCU para receber alimentos e itens irregulares que apreendemos nas ruas da cidade. Dessa vez nós selecionamos entidades que prestam assistência a crianças portadoras de câncer e doenças crônicas, mas também temos entre os cadastrados várias escolas, abrigos e asilos", disse o coordenador de controle urbano, Eduardo Furtado.

 

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa e a AMICCA são instituições que atendem a famílias de crianças e adolescentes com câncer e oferecem serviços como hospedagem, alimentação, transporte até os hospitais para tratamento, atividades pedagógicas e apoio psicológico. Já a Associação Saúde Criança atende a famílias de crianças com doenças crônicas e vítimas de desigualdade social, oferecendo apoio em áreas como moradia, nutrição e acompanhamento psicológico.

 

As doações da CCU são feitas quando as ações de ordenamento em combate ao comércio ambulante irregular resultam em apreensões de produtos não perecíveis, frutas, alimentos industrializados e bebidas não alcoólicas. Os outros tipos de mercadorias são encaminhados ao Depósito Público Municipal, mas podem ser regatados em até cinco dias, a contar da data da apreensão, desde que seja comprovada a posse do material por meio de documentos, como a nota fiscal.

 

 

As instituições interessadas em receber doações devem encaminhar um ofício para a sede da Coordenadoria de Controle Urbano, localizada na Rua Ministro Hélio Beltrão, 50, na Cidade Nova, ou também para o Depósito da CCU, na Avenida dos Campeões, 295, em Bonsucesso. O documento deve informar a demanda do local e a quantidade de pessoas atendidas.

 

O bairro de Copacabana, que recebeu a ação de ordenamento, está incluído no programa Ambulante Legal, instituído pelo Decreto 44.838. O programa, que está em andamento, tem como objetivo organizar e facilitar a identificação dos ambulantes autorizados a trabalhar nos logradouros públicos.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços