Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Vigilância Sanitária abre nesta terça, 22, agenda 2019 de cursos gratuitos

Em dois anos, a Prefeitura implantou 15 novas modalidades e aumentou em 300% a capacitação em alimentos, saúde e zoonoses


21/01/2019 18:03:00


A cozinheira Antonia Rodrigues está matriculada num dos cursos. Foto: Divulgação
 
 
Com a inclusão de seis novos cursos na agenda de 2019, a Prefeitura do Rio de Janeiro inicia nesta terça-feira, dia 22, a série de capacitações gratuitas com foco em alimentos, saúde e zoonoses. O primeiro curso é o de noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos em casas noturnas, com vagas ainda disponíveis. Para participar, basta acessar o site www.prefeitura.rio/vigilanciasanitaria e fazer a inscrição pelo e-mail geducavisa@gmail.com.
 
 
Elaborados pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), os cursos qualificam ambulantes, trabalhadores formais e donos de estabelecimentos de alimentos, de beleza e os que comercializam produtos relacionados à saúde humana e animal, como pets, farmácias e consultórios médicos e dentários. Em 2017, foram 13 mil pessoas capacitadas, o dobro das 6.613 no ano anterior. Já em 2018, foram mais de 20 mil qualificados em 526 turmas de 14 modalidades. Esse ano há 20 opções de cursos, com a previsão de ultrapassar de 24 mil o número de capacitados.
 
 
Entre as novidades, estão os cursos de funcionamento de farmácias de manipulação; de controle de vetores e pragas urbanas; e o de adequação ao primeiro Código de Vigilância Sanitária do município, esse com datas a serem definidas. As turmas têm, em média, 50 vagas, com aulas que acontecem em um único dia, variando de três a quatro e, em sua maioria, no auditório da Subvisa, na Rua do Lavradio, 180, Lapa. 
 
 
- Com esses cursos, levamos capacitação aos que atuam na ponta para prevenir riscos à saúde dos consumidores e usuários dos produtos e serviços oferecidos. Para tanto, fazemos atualizações nos conteúdos a partir de demandas identificadas por nossas equipes no dia a dia nas ruas, e implantamos também cursos para atender eventos, por exemplo. Esse ano mesmo, além do Carnaval, teremos a Copa América e mais um Rock in Rio, eventos que mobilizam um número maior de profissionais, e por isso exigem mais qualificação - adianta o médico veterinário, mestre e doutor em saúde animal Flávio Graça, superintendente de Educação da Subsecretaria, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
 
 
BOAS PRÁTICAS PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS, O CARRO-CHEFE
 
 
O curso desta terça-feira é específico para quem trabalha em casas noturnas. Mas ao longo do ano haverá 62 turmas de noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos, o carro-chefe da Subvisa. Os públicos são diferenciados: comércio ambulante, indústria, unidades escolares, restaurantes e até culinária oriental. Os alunos receberão orientações e alertas sobre as boas práticas para os cuidados higiênicossanitários a serem adotados para a diminuição da ocorrência de doenças transmitidas pela comida.
 
 
Os benefícios são comprovados por todos que passam pela qualificação. No ramo da gastronomia, Cleonice Bervanger, a Bia, 31 anos, gostou tanto que fez quatro capacitações e inscreveu a cozinheira Antonia Rodrigues (foto) no curso de boas práticas. Catarinense, Bia está no Rio desde os 18 anos e sempre trabalhou no ramo. Começou na cozinha de um bar em Botafogo, cuidou do caixa e depois foi garçonete. Com o tempo, percebeu que precisava se aperfeiçoar e descobriu os cursos da Subvisa.
 
 
- Em geral, as pessoas que trabalham nessa área acham que já sabem tudo, o que é um engano. Eu pensava, por exemplo, que podia reutilizar potes plásticos bem lavados. Mas aprendi que, após armazenar uma peça de picanha por 20 dias no freezer, eles devem ir para o lixo, não podem ser reaproveitado. Antes, o uso de luvas era considerado o ideal. Hoje sabemos que a segurança maior está em lavar as mãos e os punhos com sabonete líquido apropriado, sempre que formos preparar algo. São detalhes que garantem o bem-estar de nossos clientes - ensina Bia, gerente de um quiosque em Copacabana.



Serviços Serviços