Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Vigilância Sanitária oferece novos cursos grátis a ambulantes e comerciantes

Programação começa no dia 22. Em dois anos, Prefeitura aumentou em mais de 300% capacitação em alimentos, saúde e zoonoses


15/01/2019 17:51:00


Com seis novos cursos, a Prefeitura do Rio de Janeiro inicia na próxima terça-feira, dia 22 de janeiro, a agenda de 2019 para a capacitação gratuita em manipulação e conservação de alimentos, saúde e zoonoses. A qualificação é voltada a ambulantes, trabalhadores formais e donos de estabelecimentos de alimentos, de beleza e os que comercializam produtos relacionados à saúde humana e animal, como pets, farmácias e consultórios médicos e dentários. 
 
 
O programa é realizado pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa). Em 2017, foram 13 mil pessoas capacitadas, o dobro das 6.613 do ano anterior. Já em 2018, foram mais de 20 mil qualificados em 526 turmas de 14 modalidades, número que agora em 2019 salta para 20.
 
 
Foto: Divulgação Subvisa
 
 
Entre as novidades, estão os cursos sobre o funcionamento de farmácias de manipulação; o controle de vetores e pragas urbanas; e o de adequação ao primeiro Código de Vigilância Sanitária do município, esse com datas a serem definidas. As turmas têm, em média, 50 vagas, com aulas que acontecem em um único dia, com três a quatro horas de duração e, em sua maioria, no auditório da Subvisa, na Rua do Lavradio, 180, Lapa. Para participar, basta acessar o site da Vigilância Sanitária, conferir as opções e fazer a inscrição pelo e-mail: geducavisa@gmail.com.
 
 
– Com esses cursos, levamos capacitação aos que atuam na ponta para prevenir riscos à saúde dos consumidores e usuários dos produtos e serviços oferecidos. Para tanto, fazemos atualizações nos conteúdos a partir de demandas identificadas por nossas equipes no dia a dia nas ruas, e implantamos também cursos para atender eventos, por exemplo. Esse ano mesmo, além do Carnaval, teremos a Copa América e mais um Rock in Rio, eventos que mobilizam um número maior de profissionais, e por isso exigem mais qualificação – adianta o veterinário, mestre e doutor em saúde animal Flávio Graça, superintendente de Educação da Subsecretaria, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
 
 
A AGENDA DE CURSOS
 
 
A agenda 2019 começa no dia 22 com o carro-chefe da subsecretaria: o curso de noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos para casas noturnas. Ao todo, são oferecidas 62 turmas para púbicos diferenciados: comércio ambulante, indústria, unidades escolares, restaurantes e até culinária oriental. Serão passadas orientações e alertas sobre as boas práticas para os cuidados higiênico-sanitários que devem ser adotados para a diminuição da ocorrência das doenças transmitidas pela comida.
 
No próximo dia 28, será a vez do curso para salões de beleza e barbearias, com procedimentos sobre o uso correto dos materiais e de cosméticos regularizados; limpeza e desinfecção do ambiente; e prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, Aids e micoses. 
 
 
No mesmo dia 28, acontece a primeira turma de pet shops, banho e tosa, e consultórios e clínicas veterinárias, com noções básicas de normas sanitárias e as boas práticas. 
 
 
Ainda em janeiro, no dia 30, haverá o curso sobre o processo de limpeza, desinfecção e esterilização instrumentais para clínicas médicas e consultórios odontológicos.
 
 
A Subvisa manterá os cursos específicos, como o de estúdios de tatuagem e piercing, que começa em 11 de março com noções de limpeza, esterilização e descarte adequado dos materiais; uso de tintas regularizadas pela Anvisa; higienização do ambiente; e prevenção de doenças.
 
 
Há também o de asilares, com orientações para profissionais que trabalham em asilos sobre temas referentes às condições que o local deve ter para evitar riscos à saúde dos hóspedes. A primeira turma será em 29 de março.
 
 
NOVOS CURSOS
 
 
O funcionamento de farmácias de manipulação abre a agenda de novos cursos, com uma série de turmas ao longo do ano. A primeira delas será capacitada já no dia 7 de fevereiro. Depois, virão os voltados a drogarias, em 21 de março; serviços de radiologia, em 25 de março; laboratório e posto de coleta, no dia 11 de abril; e vetores e pragas urbanas que começa em 15 de maio.
 
 
Os cursos para distribuidoras e importadoras e armazenadoras e transportadoras terão turma única, respectivamente, em 15 de julho e 16 de dezembro.



Serviços Serviços