Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

GM-Rio faz operação para ordenar trânsito no acesso ao Corcovado

Trabalho reúne grupamentos especias de Trânsito e de Apoio ao Turista


12/01/2019 15:10:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realiza operação especial para ordenar o trânsito nas Estradas das Paineiras e do Redentor, principais acessos de carros e vans ao monumento do Cristo Redentor, ponto turístico do Rio localizado no Cosme Velho, na Zona Sul. A ação tem como foco, além da fiscalização das irregularidades, a promoção da fluidez e a orientação do embarque e desembarque de passageiros, para o estacionamento em locais permitidos e também o auxílio na travessia de pedestres. A presença dos guardas municipais também proporciona sensação de segurança aos visitantes. O operação começou no último dia 3 de janeiro.
 
 
Fotos: Divulgação GM-Rio
 
 
O reforço na fiscalização foi realizado após planejamento da Subdiretoria Técnica de Trânsito GM-Rio, com base na análise de denúncias e também de ações de inteligência, e foi implantado após comunicação com gestores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Consórcio Paineiras Corcovado. Os guardas já atuavam em postos fixos na Praça São Judas Tadeu, cuja fiscalização no ano de 2018 resultou na aplicação de 1.166 multas para diversos flagrantes de irregularidades. Com o reforço, foi criado também o posto fixo no pé da Estátua.
 
 
 
 
O efetivo empregado na ação conta com guardas municipais dos Grupamentos Especiais de Trânsito (GET), utilizando um carro e duas motociclistas, e de Apoio ao Turista (GAT), que são bilíngues e atuam na orientação de turistas e cariocas na estátua e no centro de visitantes. Na primeira semana de atuação, de 3 a 10 de janeiro, os guardas municipais do GET e do GAT aplicaram 55 multas no local e também desenvolveram iniciativas, como a criação de uma rotatória com cones, que melhoraram o trânsito de veículos. Eles também reforçaram o monitoramento de paradas somente para embarque e desembarque de pessoas. O reforço na fiscalização seguirá por tempo indeterminado.

Imagens relacionadas:


» gm_dtq








Serviços Serviços