Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura faz segundo dia seguido de choque de ordem no Jardim de Alah

Área social ofereceu ajuda a moradores de rua da região


18/11/2018 20:03:00


Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
 
A Prefeitura manteve neste domingo, 18, o patrulhamento no Jardim de Alah, após a ação de ordenamento realizada na véspera, oferecendo acolhimento à população em situação de rua, além de impedir a ocupação irregular da área e atos de vandalismo. A ação envolve Superintendência da Zona Sul, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Guarda Municipal (GM) e Comlurb.
 
Uma equipe da SMASDH foi neste domingo ao Jardim de Alah e constatou a presença de cerca de dez pessoas em situação de rua, mas nenhuma delas aceitou ser removida para abrigos da Prefeitura.
 
Uma equipe da Unidade de Ordem Pública do Leblon e de Ipanema, desde a manhã, fez rondas no local onde no último sábado houve a remoção de três moradias improvisadas por população em situação de rua no Jardim de Alah. Neste domingo, foram retirados dois tapumes ao lado da mureta do canal, que também serviam como moradia.
 
Ao longo do dia, o patrulhamento motorizado da Guarda Municipal (GM) também esteve no Jardim de Alah. Além disso, guardas ciclistas atuam no entorno da região, com foco no ordenamento urbano e na coerção ao estacionamento irregular. Ao todo, sete guardas municipais participam permanentemente dessas ações.
 
A Comlurb fez o trabalho de rotina de varrição com 4 garis e um caminhão para coletar resíduos.
 
No último sábado, equipes da Superintendência da Zona Sul, da Comlurb, da GM e da SMASDH atuaram no Jardim de Alah, onde removeram três moradias improvisadas. Durante a operação, seis garis recolheram colchões, madeira, panelas e outros objetos em um total de 800 quilos de entulho e lixo. Participaram a ação 22 guardas municipais.
 
O trabalho da SMASDH ocorre diariamente, pela manhã, na região do Jardim de Alah, no sentido de acolher e oferecer vagas em abrigos. No período noturno, em ações intersetoriais, a SMASDH compõe ações de abordagem em conjunto com a GM e o Batalhão do Leblon da PM, além da Comlurb. Só na última semana, foram realizadas ações (madrugada) nos dias 11, 12, 13, 14 e 15.



Serviços Serviços