Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Paixão de Ler oferece encontros com escritores e mais atrações culturais grátis

18/10/2018 12:19:00


Até 11 de novembro, os apaixonados por histórias de todos os tipos terão uma maratona de atividades culturais para aproveitar. E o melhor: de graça. É a 26ª edição do Paixão de Ler, campanha de incentivo à leitura e promoção da literatura que ocupa bibliotecas e equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura. A programação conta com mais de 100 atrações, espalhadas pelos diversos bairros do Rio de Janeiro, para adultos e crianças. Dá para conferir oficinas, exposições, debates, saraus e palestras. No roteiro tem também contação de histórias e até encontros com escritores.

O tema da vez, "Trilhas Literárias – Identidades Culturais", busca valorizar a diversidade cultural e também a preservação da memória e dos patrimônios culturais brasileiros. O público poderá trocar experiências com tribos indígenas e aprender sobre assuntos como samba, carnaval e culturas cigana e afro-brasileira, entre outros. Debates contemporâneos, como o combate à pedofilia e a recuperação de dependentes químicos, também estão na pauta. O lançamento aconteceu na quarta-feira, 17 de outubro (veja fotos).

As atividades são oferecidas em todos os dias da semana. No Centro, Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste. A lista completa, com endereços e horários, pode ser conferida no site da Secretaria Municipal de Cultura

Confira algumas atrações:

SÁBADO, 20 DE OUTUBRO

VIAGEM AO MUNDO DO D. QUIXOTE OU VAMOS LER OS CLÁSSICOS? - Roda de Leitura onde, a partir da leitura de trechos da obra de Cervantes, o público será conduzido pelo leitor-guia à Espanha pós-medieval e ficará conhecendo mais e melhor a obra cervantina. Horário: 10h e 13h. Local: Centro Cultural Laurinda Santos Lobo – Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa.

DOMINGO, 21 DE OUTUBRO

SANDUÍCHE DE LIVRO - Teatro recheado de literatura e música em formato de sanduíche. Tia Bisbilhoteca, a mediadora de leitura, é a personagem que vive bisbilhotando Espaços de Leitura para descobrir livros e transformá-los num novo "sanduíche de livro" a ser devorado pelo público infantil. É também uma mestre-cuca que ativa o desenvolvimento cognitivo infantil através de suas receitas fabulosas. Utiliza bonecos de luva, de vara, de manipulação direta, máscaras e outros objetos cênicos. Domingo, 21/10, às 10h e às 14h.  noCentro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá - Rua Barão, 1180 - Praça Seca.

QUARTA-FEIRA, 24 DE OUTUBRO

CONTOS DE HUMOR –Apresentação de contação de histórias com o narrador Augusto Pessôa apresentando textos do escritor e dramaturgo Artur Azevedo para jovens e adultos (a partir dos 16 anos). Quarta-feira, 24/10, às 10h e às 13h, na Biblioteca João do Rio (Irajá) Avenida Monsenhor Félix 512.

AMARÉ – Contos do Mar - Contação de histórias que reúne três histórias do mar: a crônica "O Mar" de Rubem Braga,  na qual um menino esquece a sua identidade ao crescer e esquecer da emoção de se encontrar pela primeira vez com o mar; o conto "A Pequena Sereia" de Hans Christian Andersen, e a canção "Suite dos Pescadores" de Dorival Caymmi, que mostra a realidade cultural de quem vive na beira no mar esperando que tudo ocorra bem. Quarta-feira, 24/10, às 10h e às 13h, no  Espaço de leitura Jorge Amado (Maré) Rua Ivanildo Alves, s/nº, Complexo da Maré (dentro da Lona Cultural Municipal Herbert Vianna).

OFICINA ESCREVIVÊNCIA – Essa oficina tem como objetivo trabalhar o quanto é importante resgatar nossas memórias e escrever nossas histórias, para não se perderem no tempo. A oficina é direcionada para mulheres de 25 a 45 anos. Quarta-feira, 24/10, às 14h. Biblioteca José de Alencar ( Santa Teresa) – Rua Monte Alegre, 306.

SEXTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO

ESPETÁCULO BELEZA NEGRA – Contação com o tema da "união dos povos", um dos temas mais contemporâneos e reivindicados no sistema educacional mundial, combatendo a discriminação e conscientizando que o Brasil é um país multiétnico, ressaltando e homenageando as grandes personalidades negras da história nacional e mundial. Sexta-feira, 26/10, às 10h e às 13h, na Biblioteca José Bonifácio (Gamboa) Rua Pedro Ernesto, nº 80 (Centro Cultural José Bonifácio).

PEQUENINOS POVOS ORIGINAIS – Contação de  histórias da mitologia indígena da Tribo Bororo, e cantigas da Tribo Nukini. Sexta-feira, 26/10, às 10h e às 13h na  Biblioteca Volante (Administrativo na Biblioteca João do Rio – Irajá)

DEDO DE PROSA - CONTOS PARA ADULTOS - Apresentação de contos populares que trazem reflexões sobre afeto, amor, coragem e confiança. As histórias selecionadas para essa apresentação são O Mascate de Swafham, na versão que se encontra no livro "Histórias de Encantamento" do autor Hugh Lupton, da editora Martins Fontes; O Leão Irritado, versão do livro "Contos e Lendas Orientais" de Malba Tahan, O rato medroso e o Pajé, que está no livro "As Fabulosas Fábulas de Iauaretê", de Kaká Werá, da Editora Peirópolis e o livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes, do livro homônimo de Mem Fox e Julie Vivas. Sexta-feira, 26/10, às 10h e às 13h, na Biblioteca Cecília Meireles (Jacarepaguá) - Praça Geraldo Simonard s/nº, Praça do Barro Vermelho (Lona Jacob do Bandolim).

BORDANDO A VIDA – Oficina de bordado e poesia destinada a pessoas de qualquer idade, cujo objetivo é bordar frases, versos e poemas do autor Machado de Assis, em juta, com materiais e linhas de chita. Os materiais de bordado serão levados pela ministrante, sem custos para os participantes. Sexta-feira, 26/10, às 14h. Biblioteca Machado de Assis (Botafogo) – Rua Farani, 53.

LENDÁRIO POÉTICO DO CORDEL - Retira das páginas dos folhetos de autores consagrados e novos autores, poemas para serem interpretados teatralmente. Tem como proposta fundamental a integração de crianças e jovens com a POESIA DE CORDEL, ampliando o acesso ao universo literário motivado por ela e com isso construir uma relação diferenciada com a linguagem e, consequentemente, tornar-se leitor e autor de textos competentes. Sexta-feira, 26/10 às 14h, na Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido) Rua Sampaio Viana 357.




Serviços Serviços