Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio Ecosol participa do Veste Rio com parceria inédita entre artesãs e estilistas renomadas

16/10/2018 15:38:00


Fruto da parceria do Fórum Municipal de Economia Solidária e da Coordenadoria de Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, com o objetivo de empoderar os moradores/empreendedores das comunidades do Rio, oferecendo cursos e equipamentos para que eles tivessem a oportunidade de construir suas marcas e mudar suas realidades, e que foi responsável pelo selo de Fair Trade Town recebida pela cidade do Rio; o projeto Rio Ecosol no VestRio 6 – Artesãs e Estilistas consiste no desenvolvimento de uma coleção inédita – a Coleção Cápsula: 
 
 
"A ideia foi unir o expertise das estilistas com os trabalhos primorosos das artesãs do Circuito... Muito talento que só poderia resultar em belíssimas peças de roupas com estampas inovadoras e aplicações inovadoras e sustentáveis. Vale a pena conferir", comenta Lícia Marca. 
 
 
As marcas que participam dessa nova parceria são a Wasabi e EVA; cada uma delas se uniu a uma artesã do Circuito e juntas produziram de quatro a cinco looks, nos quais unem as expertises das estilistas das marcas com o trabalho manual incrível destas profissionais do artesanato. Dona Maria José trouxe uma pegada floral para a nova coleção da EVA com a estilista Priscila Barcelos, e a Wasabi, com as estilistas Ana Wambier e Daniela Sabbag, ficou mais estampada pelas mãos da artesã Milu Conti.
 
 
O lançamento da exposição acontecerá no dia 17 de outubro, data de início do Veste Rio e contará com a presença das marcas, das duas artesãs e demais convidados.
 
 
Confira um pouco mais sobre os temas de cada produção:
 
ECOSOL (Milu Conti) + WASABI: Para o Inverno 2019, a Wasabi, em parceria com a artesã do Circuito Rio EcoSol, Milu Conti, investiu em estampas de folhagens e em peças icônicas de ambas as marcas. O tema desta coleção é Jardim de Inverno, trazendo a ideia do aconchego caseiro, do frescor do musgo e dos nossos "cantinhos ideais". As cores são mais fechadas, porém algumas pinceladas de tons vibrantes - sempre muito presentes na Wasabi - ainda aparecem, como o amarelo e o rosa. As marcas uniram forças e criaram os desenhos "Limoeiro Dia" e "Limoeiro Noite", com o intuito de mostrar como esse jardim hipotético muda com o passar das horas e o cair do sol.
 
 
ECOSOL (Dona Maria José) + EVA: No Inverno 2019, a Eva olha para dentro e se inspira em sua matéria-prima mais nobre: a mulher. É nela que Priscila Barcelos pontua toda a coleção, carregada de diversas nuances e pluralidades. Uma coleção que celebra a liberdade da mulher e seu múltiplo jeito de ser. O mix de estilos da coleção dá espaço para a artesã do Circuito Rio EcoSol, Dona Maria José, trazer o toque artesanal de suas flores em couro, produzidas a partir de retalhos que seriam descartados. Se a estação é ultrafeminina, as flores têm tudo a ver com o tema. E elas estão por toda parte: passando pelas blusas, calças, saias e até nos sapatos, permeando todos os cinco looks desenvolvidos em parceria com a marca.
 
 
Um breve histórico sobre o projeto Circuito Ecosol e Veste Rio
 
No Veste Rio 5, as coordenadoras do projeto, Ana Asti e Lícia Marca, apresentaram em uma palestra o que é o circuito de Ecosol, as expertises das artesãs envolvidas e suas histórias de vida e superação. Além de valorizar produtos artesanais, a iniciativa ajudou a movimentar pequenos negócios alternativos que geram trabalho, renda e inclusão social. Sustentabilidade e ações contra desperdício são temas de muita atenção e importância nesse movimento, a Ecosol transforma "lixo" em luxo, se preocupa com produção baseada no consumo,  o que não tem "utilidade" para a consumo dito correto, a Ecosol transforma, cria, produz, produtos com deferencial para consumo. Promovendo sempre a compra direto do produtor.
 



Serviços Serviços