Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio terá ações para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Programação especial terá shows, oficinas e até grafitagem


20/09/2018 10:12:00


Nesta sexta-feira (21/09), celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. E para marcar a data e estimular ações de inclusão, a Prefeitura do Rio preparou uma programação especial que vai até dia 24. A primeira atividade acontece das 9h às 11h desta sexta, no Centro Municipal de Reabilitação Oscar Clark, com contação de histórias, dança de bolero por um casal de deficientes visuais e até grafitagem no muro do entorno do prédio da sede da unidade, na Rua General Canabarro, 345, no Maracanã.

 

No domingo(23), das 10h às 18h, a Cidade das Artes abriga o festival "O Que Move Você", com shows, performances e oficinas de artes gratuitas para pessoas com e sem deficiência. Artistas como Paola Oliveira, Marcelo Serrado, Eriberto Leão, Gigante Leo, Arlindo Lopes e Danielle Suzuki vão participar do evento, que terá ainda a remontagem da exposição de cadeiras de rodas vista por mais de 1 milhão de pessoas nas Olimpíadas do Rio, no Boulevard Olímpico.

 

O festival contará com o apoio de uma equipe do Núcleo de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (Subpd). A agenda termina na segunda-feira, com a palestra "Avanços e Tropeços do Movimento das Pessoas com Deficiência: para onde queremos ir neste século?", conduzida pelo subsecretário da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira, às 14h, no Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CIAD), na Avenida Presidente Vargas, Centro da cidade.

 

 

A grafitagem será feita por pacientes, familiares e demais acompanhantes que, orientados pelo grupo carioca de arte urbana Trapa Crew, vão pintar símbolos ligados à pessoa com deficiência, como os de acessibilidade, autismo, da pessoa surda e sua língua, e da pessoa ostomizada. A programação inclui ainda contação de histórias para o público infantil com tradução em Libras, e uma dança de bolero apresentada por um casal de deficientes visuais.

 

"A inclusão social é uma das prioridades da nossa gestão. Tanto que estamos trabalhando firme para que o Rio seja uma cidade cada vez mais inclusiva. Para isso, temos apoiado e participado de todos os eventos mostrando nossos serviços e projetos para que as pessoas com deficiência desenvolvam todas as suas potencialidades e levem uma vida digna", afirma o prefeito Marcelo Crivella.

 

Números - Com uma unidade também no CIAD, o Oscar Clark atende a mais de 500 pacientes por dia, a maioria em sua sede, no Maracanã. Entre os serviços oferecidos estão os de reabilitação de média e alta complexidades nas especialidades auditiva, física, intelectual e visual, e ainda atendimento especializado a pessoas com deficiência permanente ou temporária encaminhadas pela rede pública de saúde por meio do Sistema de Regulação.

 

Para tanto, a unidade conta com equipes multidisciplinares compostas por fisiatras, ortopedistas, homeopatas, oftalmologistas, otorrinolaringologistas, profissionais de enfermagem, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, musicoterapeutas e acupunturistas. O principal foco é promover a dignidade e a inserção social com projetos que possibilitem a locomoção, a comunicação, a autonomia e a independência.

 

Comemorado desde 1982, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência só foi oficializado em 2005, pela Lei Nº 11.133, que garante uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, estabelecendo punições para atitudes discriminatórias.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços