Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura celebra Semana Nacional do Trânsito com ações educativas

19/09/2018 09:22:00  » Autor: Fotos: Paulo Araújo


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) participa de ações de conscientização pela Semana Nacional do Trânsito, que começou nesta terça-feira (18/09) e vai até o próximo dia 25, em parceria com órgãos municipais e estaduais que integram o Sistema Nacional de Trânsito. Desde ontem, equipes da Subdiretoria Técnica de Trânsito (Subtran) da instituição integram a blitz educativa da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-RJ. Além disso, o Grupamento de Ronda Escolar (GRE) também realizará atividades lúdicas em escolas e creches do município com foco na segurança do trânsito.

 

 

A Blitz Educativa do Detran acontece até esta quinta-feira (20) e também no dia 25, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, uma das principais vias da cidade. A ação será das 11h às 13h (com exceção do dia 20, que será entre 15h e 17h), na altura da Biblioteca Parque Estadual. Com base no tema "Nós Somos o Trânsito", a campanha de 2018 visa conscientizar pedestres, ciclistas, passageiros e condutores de todos os tipos de veículo, valorizando a responsabilidade de cada um para a segurança no trânsito e também alertando sobre os perigos de se misturar álcool e direção. Os guardas municipais participam da ação utilizando faixas com mensagens educativas da CET-Rio.

 

As atividades realizadas pela Ronda Escolar tiveram início no último dia 14 no Espaço de Desenvolvimento Infantil EDI Sirleia Silva Reis, em Campo Grande, com a apresentação da peça Segurança no Trânsito, interpretada pelos guardas da equipe de atividades lúdicas do grupamento. Até o final do mês, mais três escolas municipais e uma creche localizadas nas zonas Norte e Oeste da cidade receberão a programação especial.

 

De forma bem lúdica e com auxílio de fantoches, os guardas municipais ensinam às crianças sobre o que é o trânsito e dão dicas importantes de segurança, como a diferença das cores do semáforo, como se comportar em passarelas e nos meios de transportes, realizar a travessia segura e o respeito às autoridades de trânsito, entre outras coisas.

 

As ações são realizadas todos os anos, a partir de solicitações das unidades escolares e também por inciativa da Ronda Escolar, visando a proteção das crianças, que estão inseridas no sistema de trânsito da cidade, e estimular a conscientização da cidadania desde cedo, para formação de excelentes condutores e pedestres no futuro.

 

 

Confira a programação especial:

 

Dia 20 - Escola Municipal Lincoln Bicalho Roque - Rua Irajá - Curicica - 10h e 13h30.

 

Dia 24 - EDI Pioneiras Sociais - Rua Albertina Araújo - Penha Circular - 10h e 13h30

 

Dia 26 - Creche e escola Le Petit - Rua Albano de Carvalho - Recreio dos Bandeirantes - 14h


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços