Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Feira do Podrão será expandida para várias regiões da cidade

20/08/2018 10:09:00  » Autor: Fotos: Mape Digital e Prefeitura do Rio


Depois do sucesso da Feira do Podrão, que lotou o Terreirão do Samba no fim de semana do Dia dos Pais, com público de sete mil pessoas, o prefeito Marcelo Crivella decidiu expandir o evento para toda a cidade. A previsão da Subsecretaria de Eventos é de que novas edições aconteçam a cada dois meses. A próxima deverá ser no final de semana do Dia das Crianças, em outubro, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, Zona Oeste. 

 

 

"Precisamos valorizar essas pessoas que, com sua criatividade e espírito empreendedor, sustentam suas famílias e geram empregos em uma atividade tão saborosa. Vamos incentivá-las, tendo o cuidado, claro, de orientar e cuidar para que tudo se dê dentro das normas de higiene e da segurança alimentar", destacou Crivella.

 

O subsecretário de Eventos da Prefeitura do Rio, Rodrigo Castro, explicou que, assim como fez com o Terreirão, a Subsecretaria vai oferecer aos patrocinadores do evento isenção de taxas referentes à realização das próximas edições, assim como gratuidade na utilização das áreas públicas e privadas:

 

"Vamos pensar os eventos com um olhar para toda a cidade. Nosso projeto é investir na democratização e valorizar a diversidade do carioca".

 

Entre os locais que deverão receber as próximas edições da Feira do Podrão estão a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e o Parque das Figueiras, na Lagoa. Além de ser mais uma opção de entretenimento para o Rio, a Feira é também a oportunidade de abrir espaço para que micro e pequenos empreendedores cariocas e fluminenses possam divulgar seu trabalho e ampliar as vendas.

 

Segundo dados do Portal do Empreendedor, o município do Rio de Janeiro tem aproximadamente 323 mil trabalhadores cadastrados como Microempreendedor Individual (MEI) em diferentes segmentos, incluindo o de alimentação. Todos os expositores que participam da Feira do Podrão são legalizados. 

 

 

 

Capacitação de trabalhadores

 

Da coxinha de um quilo, que serve quatro pessoas, passando pela pizza de churros e o açaí servido no copo do liquidificador, outras iguarias fazem parte do cardápio dos expositores. E não é porque o nome é "podrão" que a segurança alimentar não está garantida. Todos os expositores que participaram da última edição da feira receberam capacitação da Subsecretaria Municipal de Vigilância Sanitária e tiveram orientações sobre normas de higiene e controle de alimentos, formas de contaminações microbianas e outras consequências da manipulação incorreta dos produtos, além de dicas sobre conservação e armazenamento.

 

A legislação e o ambiente de trabalho estavam entre os temas do curso que ensina regras de asseio, higiene pessoal, lavagem, desinfecção e controle de insetos e roedores. No total, foram capacitadas 80 pessoas. 

 

Todos os expositores e colaboradores que participam de eventos onde há manipulação, armazenamento e conservação de alimentos passam por cursos promovidos pela Vigilância Sanitária. 

 

 

De onde vem o termo "Podrão"?

 

Podrão é um termo criado pelo carioca. Inicialmente, classificava um tipo específico de cachorro-quente que, além do convencional pão e salsicha com ketchup, mostarda e maionese, é recheado com uma série de ingredientes adicionais que variam de batata palha, queijo parmesão ralado, grãos de milho, ervilha e azeitona até ovos de codorna.

 

Depois, passou a ser chamado de podrão todo tipo de comida vendida em trailers e barracas nas ruas da cidade, principalmente à noite.  

 

(Informações: Wikipédia)


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços