Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito vistoria obra para retirar laje de ponte e evitar alagamentos na região do Rio Acari

25/04/2018 10:36:00


O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, vistoriou nesta quarta-feira (25/4) a obra de retirada da laje de uma ponte que corta o Rio Acari, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte da cidade. A ponte, construída na década de 1980 para permitir transporte de materiais de obra do chamado pré-metrô, atrapalha o escoamento da água do rio e provoca alagamentos. Seus pilares serão implodidos em cerca de 30 dias para resolver o problema que afeta os moradores em dias de chuva forte.
 
"As dragagens que a prefeitura fazia não tinham tanto efeito porque essa ponte acabava servindo de obstáculo, de anteparo a toda a sujeira que vinha nas enchentes. Parava aqui e depois entrava na casa das pessoas e ao redor. Vamos acabar com isso, mantendo esse rio limpo e tirando essa ponte. O morador vai ficar livre das enchentes que destruíam seus móveis, que entrava nas suas casas e estragava os carros", afirmou o prefeito.
 
A derrubada da laje deve durar duas semanas, segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação. Dezenove famílias que ocupavam o local com casas improvisadas e comércio foram removidas e terão apoio da prefeitura com aluguel social. O trabalho seguinte será o de implosão dos pilares da ponte, que ficam dentro do canal e acabam retendo enorme quantidade de lixo, que inclui pneus, fogões, geladeiras e até carcaças de veículos. Em seguida será feita a limpeza do leito do rio, com a retirada das carcaças e de outros materiais que estão sob o viaduto da Avenida Automóvel Clube. A Rio Águas fará a dragagem do rio até a Baía de Guanabara.
 
Alívio para os moradores
 
Toda essa intervenção, ao custo de R$ 1,4 milhão, vai reduzir o risco de enchentes, como a que causou prejuízos, em fevereiro passado, à vendedora Thaís Rocha, de 29 anos. Ela mora com o marido e dois filhos pequenos, de 3 e 11 anos, em uma rua perto da ponte. A água subiu mais de um metro e danificou móveis e utensílios domésticos.
 
"Quando começa a chover, a gente corre e bota tudo para cima, com medo. Sem essa ponte que segura o lixo vamos ter esperança de não passar mais sufoco em dia de chuva", disse Thaís.
 
Celso Borracheiro, 51 anos, morador da comunidade de Acari e que trabalha também ali, não tem dúvida:
 
"Tem que tirar logo essa ponte. A água fica presa porque jogam até carcaça de carro aqui", disse.
 
Haroldo de Oliveira, mecânico de geladeira, 61 anos, mora duas quadras distante da ponte. Ao lado do sobrinho pequeno, a quem estava levando para a escola, ele contou que quando chove sua rua também alaga.
 
"É um transtorno. A gente não aguenta mais. Essa ponte precisa sair daí, e quando isso acontecer a situação das enchentes vai melhorar muito. A gente não quer mais ter a casa invadida por água", desabafou.



Serviços Serviços