Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Crianças de escolas municipais participam de vivência com indígenas no Dia do Índio

19/04/2018 16:51:00


Alunos da Escola Municipal Tia Ciata e do CIEP Avenida dos Desfiles participaram, nesta quinta-feira (19), de uma imersão na cultura guarani. A atividade "O índigena que existe em nós", que aconteceu no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze, foi promovida pela Secretaria de Cultura em comemoração ao Dia do Índio.

 

 
Os estudantes tiveram contato com uma feira de artesanato típica do povo guarani. Para completar, as líderes índigenas Cristiane Santos, nascida no Oiapoque, e Maria Helena Brizuela, da aldeia Guarani Ara Hovi, em Maricá, junto com a designer de moda étnica Júlia Vidal, promoveram uma imersão em uma aldeia guarani, com experiências sensoriais através do uso de instrumentos musicais e elementos da natureza. 
 
"É uma maneira de transportar essas crianças para uma realidade que é um tanto desconhecida e que só é vista nos livros de história. Estar com um grupo de índios aqui na cidade traz para eles o conhecimento e tira a discriminação do que é ser indígena no estado do Rio de Janeiro", afirma Cristiane Santos.
 
Em uma das atividades, alguns alunos retiravam de uma cumbuca presentes, que se transformavam em personagens das histórias contadas pelos líderes indígenas.
 
 
"Eu aprendi muita coisa, conheci pessoas novas, foi muito legal", contou Maria Fernanda Meneses, da Escola Municipal Tia Ciata.
 
Neste sábado (21/4), haverá uma feira aberta ao público, no mesmo local, das 9h30 às 17h. As atividades começam às 10h, com a oficina de brincadeiras indígenas, que inclui pinturas corporais e jogos tradicionais da cultura guarani. Em seguida acontece a vivência, e depois, às 14h, Cristiane e Maria Helena darão início à oficina O Feminino Guarani, apresentando o grafismo e as técnicas de pintura corporal, além da indumentária Xondani, que é a vestimenta das guerreiras guaranis.

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços