Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Veja a programação dos museus municipais neste fim de semana

19/04/2018 18:10:00


Está pensando em visitar um museu neste fim de semana? Então podemos ajudar! Os museus municipais oferecem uma programação diversificada, com exposições, clube de leitura e outras atividades para todos os públicos.
 
Confira as principais atrações:
 
Museu Histórico da Cidade
A reconstrução do passado da nossa cidade está em alta neste museu. A exposição "Os múltiplos olhares de Augusto Malta sobre o Rio" exibe fotografias que resgatam as memórias da nossa cidade e de sua gente. Composta por 48 imagens e objetos, a mostra é dividida em dois eixos: o primeiro com locais, vistas e paisagens, e o segundo com solenidades e cotidiano. O visitante mais atento vai conseguir se conectar com a história do Rio de Janeiro através das lentes de Augusto Malta.
 
Lá você também pode conferir a mostra "Imagens do Rio Oitocentista", que reúne gravuras de desenhistas, aquarelistas, pintores e fotógrafos que apresentam o Rio de séculos passados, permitindo a visitação de seus espaços e construções, alguns dos quais não resistiram às mudanças do tempo como, por exemplo, o prédio da Academia de Belas Artes. É possível ir do terraço do Passeio Público aos Arcos da Lapa; de São Cristóvão ao Jardim Botânico. São registros do Rio de Janeiro e de cenas do seu cotidiano, captadas e apresentadas por artistas residentes ou de passagem pela urbe carioca do século XIX. Seja pelo olhar de Maria Graham, de Victor Frond e de tantos outros. Venha visitar a cidade Maravilhosa, conhecer e reconhecer, na mistura entre belezas naturais e a intervenção humana, seus costumes, arquitetura e traçado urbano.
 
Endereço: Estrada Santa Marinha, s/ nº – Parque da Cidade/Gávea
Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h.
O ingresso ao museu é gratuito.
Telefone: (21) 3443-6341 / 97532-4428
E-mail: visitasmhc@gmail.com
 
Museu do Amanhã
No Museu do Amanhã, uma boa pedida é conferir a exposição Ameaçados – Planeta em Transformação, que foi prorrogada até o fim do mês. A mostra reúne projetos do fotógrafo Érico Hiller sobre as mudanças climáticas nas Maldivas, o drama dos rinocerontes na África e na Ásia, os poucos caminhos ainda exuberantes da Mata Atlântica Brasileira, além de registrar as modificações sofridas pelo Ártico, percorrendo o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia.
 
Para quem adora literatura, o Museu do Amanhã organiza um clube de leitura todo terceiro sábado do mês, com o objetivo de aprofundar a discussão sobre temas tratados em outras seções do museu. Em abril, a obra escolhida foi "A vida secreta das Árvores", do autor alemão Peter Wohlleben. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no site do museu. Mas fique atento: a atividade é limitada a 30 participantes.
 
Endereço: Praça Mauá, 1, Centro 
Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 17h
Telefone:(21) 3812-1800
E-mail: contato@museudoamanha.org.br
 
Museu de Arte do Rio
Bem pertinho do Museu do Amanhã, ali na Praça Mauá, você também pode conferir as atrações do Museu de Arte do Rio. No sábado (21), vai ter "Bebês no MAR", uma visita planejada especialmente para o acolhimento de bebês com seus responsáveis, com um ambiente lúdico e sensorial para experimentar as obras da exposição Claudio Paiva - O colecionador de linhas. A visita, das 10h30 às 11h30, é destinada a crianças de 0 a 2 anos de idade, e não exige inscrição prévia.
 
No domingo (22), vai rolar "Conversa de galeria com Vizinho convidado", uma atividade na qual um vizinho convidado usa sua experiência para compartilhar um olhar sobre o acervo do museu.
 
Endereço: Praça Mauá, 1, Centro
Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 18h.
Telefone: (21) 3812-1800 / 3031 2741
E-mail: info@museudeartedorio.org.br



Serviços Serviços