Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura promove oficinas e divulgação de serviços na 12ª Rio Artes Manuais

21/03/2018 09:44:00


A Prefeitura do Rio está presente na Feira Rio Artes Manuais, que começa nesta quarta-feira (21/03) e vai até domingo (25/03) no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Em 12 anos de realização do evento, esta é a primeira vez que o município tem um espaço para mostrar alguns dos muitos projetos diferenciados desenvolvidos com base no artesanato. Como o tema da edição 2018 é "Arte para Todos", voltado à inclusão da pessoa com deficiência, as atividades da prefeitura foram elaboradas pela Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (SUBPD) e as Superintendências de Promoção da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
 
 
 
Durante os cinco dias, das 10h às 19h, as equipes do município promoverão oficinas para estimular o empreendedorismo e a capacitação profissional, além de orientações sobre programas e serviços públicos disponíveis para pessoas com deficiência e seus familiares. Entre as ações especiais da SMS, há sessões de auriculoterapia nesta quarta, informações sobre o controle do tabagismo e avaliação com monoxímetro na sexta, 23, e atividades lúdicas do Rap da Saúde. Quem passar pelo estande pode ver e comprar peças artesanais produzidas por usuários dos serviços de Saúde Mental. A participação da prefeitura na tradicional Rio Artes Manuais segue determinações do prefeito Marcelo Crivella, de ampliar a interação com a população para promover a inclusão.
 
 
 
- O Crivella é o primeiro prefeito do Rio a apoiar a feira que realizamos há 12 anos. Ele esteve na abertura da edição do ano passado, logo no início do seu governo. E daí surgiu a parceria que resultou num estande exclusivo para a prefeitura neste evento tão importante para a divulgação do rico e diferenciado artesanato do estado do Rio e para a geração de renda - destaca Roberto Santos, Diretor de Marketing do Grupo Caçula que organiza a feira com mais de 50 expositores e uma das maiores do segmento em todo o país.
 
 
 
Participação da SUBPD
A Subsecretaria da Pessoa com Deficiência leva para a feira as oficinas de artesanato desenvolvidas nos seis Centros de Referência da Pessoa com Deficiência. São técnicas de decupagem em prato, flores em feltro, craquelê em MDF, garrafas de vidro e customização, entre outras. Cada uma delas atende a até oito alunos e tem duração de 60 minutos, todas com o suporte de um intérprete da Central Carioca de Libras da SUBPD. As orientações sobre serviços e programas serão feitas por assistentes sociais do Núcleo Integrado de Atenção à Família (NIAF), porta de entrada para o atendimento proporcionado pela subsecretaria.
 
 
 
Saúde
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) marca presença na feira com oficinas promovidas pelas Superintendências de Promoção da Saúde e Saúde Mental, como arte em tela e tecido stencil; confecção de chaveiros, bordados, mandala de lã, mosaico, sachê em crochê e colar de contas. Todas as atividades fazem parte dos programas dos Centros de Atenção Pscicossocial da prefeitura.
 
Entre as ações especiais de saúde, haverá sessões de auriculoterapia na quarta; orientações sobre o uso do preservativo masculino e feminino na quinta, 22; e informações sobre o controle do tabagismo e avaliação com monoxímetro na sexta, 23.
 
A Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde (RAP da Saúde), assim como a turma do projeto Bike da Prevenção participarão do evento distribuhindo materiais informativos e esclarecendo dúvidas
 
 
 
Sapatinhos do bem
Em parceria inédita com a Obra Social Abrace o Rio, a Rio Artes Manuais lançou há um mês a campanha Sapatinhos do Bem, para a produção de cinco mil sapatinhos de crochê a serem doados às maternidades da rede municipal. O passo a passo para a confecção está em um vídeo no site da feira, que oferecerá oficinas para a produção dos sapatinhos que serão entregues aos recém-nascidos na semana do Dia das Mães, em maio.
 
 
 
Obra Social
A abertura da feira será feita pela primeira-dama do município, Sylvia Jane Crivella. Coordenadora da Obra Social Abrace o Rio. Ela disponibilizou o seu livro "Relações Perigosas" para venda no estande da prefeitura, com todos os direitos autorais doados à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR). Voltada para o público feminino, a obra tem como coautora a atriz Eliana Ovalle.
 
 
 
A feira
A Rio Artes Manuais 2018 oferece gratuitamente cerca de 20 mil vagas para quem deseja aprender ou se aprimorar em mais de 300 técnicas de artesanato. A entrada custa R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia).    

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços