Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Comlurb remove mais de 60% de árvores e mais de mil toneladas de resíduos

19/02/2018 10:57:00


Desde a madrugada de quinta-feira (15/02), em ações em todo município e intensificadas nos bairros mais atingidos pelo temporal e ventos fortes, a Comlurb atua com 2.500 garis, 141 veículos e equipamentos, como caminhões compactadores, basculantes, pipas, pás mecânicas e motosserras. Foram cerca de 1.300 ocorrências de queda de árvores e de grandes galhos, o maior número de incidências desde que a companhia assumiu a poda das árvores em áreas públicas em 2008. Até  a manhã deste domingo (18), foram cortadas e removidas 810  árvores, o equivalente a 62%, em toda a cidade, desobstruindo as ruas e liberando o tráfego, limpeza e raspagem de 2.950 km de sarjetas e remoção de 1.932 toneladas de lixo, lama e bens inservíveis.
 
 
Estão sendo utilizados nove equipamentos de poda mecanizada, funcionando em dois turnos, para atender as demandas de queda de árvores, com 300 profissionais na atuação exclusiva de corte das árvores, além de utilizar 88 motosserras. Os serviços continuam para que todas as vias estejam desobstruídas no menor prazo possível, e em uma semana, com a remoção de resíduos, lama e bens inservíveis, raspagem e lavagem das ruas, a cidade volte à normalidade. 
 
 
Sábado
Iniciamos, neste sábado (17), o trabalho com as equipes da Light se apresentando em cada uma das cinco gerências da Comlurb responsáveis pela poda. Equipes das duas empresas sairão juntas e toda vez que houver conflito com a rede elétrica, a Light corta a energia para que os garis possam fazer o serviço de corte e remoção de galhos  e árvores. Em seguida os técnicos restabelecem a energia. Os bairros mais atingidos foram Tijuca, Ilha do Governador,  Santa Cruz, Jacarepaguá, Jardim Sulacap, Campinho, Vila Cosmos, Centro, Irajá, Quintino,  Barra da Tijuca, Recreio, Pedra de Guaratiba, Penha, Valqueire, Rio das Pedras e Campo Grande, entre outros bairros. Foram desobstruídos os principais corredores viários da cidade afetados pelas chuvas: Avenida Brasil, Linha Vermelha, Estrada do Catonho, Estrada dos Bandeirantes, Estrada do Pau Ferro, Estrada do Galeão, entre outras vias.
 
 
Domingo
A Comlurb mobilizou 100% da mão de obra de limpeza para neste domingo, dia 18,  continuar a atender as áreas afetadas pelas chuvas. Também está prestando atendimento emergencial às escolas e hospitais públicos.
 
 
A Companhia desenvolveu um plano especial para atuar em situações de emergência quando ocorrem chuvas fortes, acidentes e demais intempéries na cidade.  O Protocolo de Resposta e Pronto Emprego prevê o uso de recursos das diferentes diretorias e superintendências da Comlurb, e assim é possível mobilizar o efetivo, materiais, veículos e equipamentos necessários ao atendimento, ágil, adequado e eficiente até o restabelecimento das condições de normalidade.
 
 
COR
Através de informações do Centro de Operações Rio, as equipes da Comlurb atuam com precisão na remoção de árvores e galhos e na limpeza das bocas das caixas de ralo em pontos específicos, a fim de eliminar bolsões d’água nas principais vias da cidade.
 
 
A Comlurb aproveita para destacar a importância da colaboração da população no descarte correto de seu lixo domiciliar. Se possível em caso de chuvas fortes, aguarde a passagem dos caminhões de coleta e entregue seu lixo diretamente aos garis, principalmente se lixo ensacado.

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços