Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Riotur transfere Arena Carnaval para julho de 2018

23/01/2018 13:14:00


Em comum acordo com os parceiros comerciais e não comerciais do Projeto Carnaval Rio 2018, a Riotur decidiu transferir a realização da Arena Carnaval Rio 2018 para julho deste ano. O reposicionamento do projeto tem a intenção de fortalecer a agenda de eventos da cidade, realizando-o no período das férias, época do ano em que, estrategicamente, podemos atrair grande público. Desta forma, a cidade do Rio de Janeiro ganhará um reforço de peso na sua lista de atrações, já em plena expansão com o calendário Rio de Janeiro a Janeiro, iniciativa do Governo Federal e da Prefeitura do Rio, que conta com o apoio da Riotur, para investir R$ 200 milhões na indústria criativa do estado do Rio.
 
“Os números da ocupação hoteleira para o Carnaval Rio 2018 estão muito satisfatórios. Por isso, depois de muito conversar com os parceiros do projeto e com os hotéis da região da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, através da ABIH-RJ, decidimos, juntos, transferir o evento para as férias do meio do ano. A decisão é estratégica porque neste período há menos eventos na cidade e, além de criarmos uma festividade, poderemos reviver o Carnaval e, claro, apresentar a Arena de forma ainda mais intensa e com atrações ainda mais expressivas. O projeto é grandioso e com certeza atrairá turistas, que poderão sentir a energia da folia carioca em julho”, explica Marcelo Alves, presidente da Riotur. 
 
O investimento previsto para realização da Arena Carnaval Rio, captado junto à iniciativa privada para produção de todos os eventos oficiais da Riotur, será utilizado para o pagamento das despesas no período de julho, resguardando o orçamento regular da Riotur. As licitações na modalidade pregão presencial que definiriam as empresas responsáveis pelo projeto durante o carnaval foram revogadas nesta terça-feira (23) em publicação no Diário Oficial.
 
O evento, criado para compor a agenda do carnaval carioca, levando atrações musicais para o Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, aconteceria no período entre 10 a 14 de fevereiro. Com a mudança de data, a programação prevista de shows, DJs, trios elétricos e desfiles de escolas de samba e blocos de rua será intensificada, tendo grande potencial para expandir o projeto Carnaval Rio 2018 para além do período de fevereiro, apresentando aos turistas e oferecendo aos cariocas uma opção gratuita de entretenimento de qualidade em um período que conta com pouca oferta de eventos de grande porte.
 
“A hotelaria da região da Barra teve um crescimento exponencial para os Jogos Olímpicos e hoje requer eventos grandiosos para atrair turistas. Uma programação de Carnaval no meio do ano é muito bem-vinda. Acreditamos que esse projeto tem tudo para incrementar a agenda da cidade, além de revitalizar o Parque dos Atletas, um espaço de grande potencial para realização de eventos. O Rio de Janeiro já vem demonstrando um crescimento do mercado turístico, sua grande vocação. O trabalho conjunto do poder público com os empresários pode melhorar ainda mais este cenário”, explica Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro, e do SindHotéis RIO, Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município.
 
O Projeto Carnaval Rio 2018, promovido pela Prefeitura do Rio, através da Riotur, engloba eventos por toda a cidade. Os tradicionais desfiles dos blocos de rua já começaram. E teremos ainda os desfiles das agremiações no Sambódromo, apresentações dos grupos de acesso na Estrada Intendente Magalhães, baile no Boulevard Olímpico, palcos dos bailes populares, blocos de enredo e de embalo, concursos de fantasias, bandas e coretos. Com toda a programação, a estimativa da Riotur é que a cidade receba 1,5 milhão de turistas neste período, gerando uma receita de R$ 3,5 bilhões.



Serviços Serviços