Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura acompanha mutirão de limpeza, conservação e assistência a animais na Maré

23/01/2018 12:00:00


O prefeito Marcelo Crivella vistoriou nesta terça-feira (23/01), às 7h, o mutirão realizado por diversos órgãos da Prefeitura do Rio na comunidade da Maré, Zona Norte da cidade. Os trabalhos começaram com 100 profissionais da Comlurb atuando na limpeza geral de ralos, canaletas, ruas e vielas, na retirada de entulhos e na poda de árvores. Técnicos do setor de Controle de Vetores da companhia inspecionaram bueiros e imóveis, aplicando raticidas e alertaram sobre as medidas mais adequadas de combate aos roedores. A operação contou ainda com orientações especiais de equipes da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subem) e da Vigilância Sanitária, que coletou amostras de água e ensinou processos de lavagem de filtros, verduras e legumes como prevenção aos riscos de doenças transmissíveis.
 
 
– Estamos entrando com a prefeitura aqui hoje. O pessoal de urbanismo está vistoriando, muitas casas aqui estão em risco, de obras também, há vários consertos que precisam ser feitos na pavimentação.  A Comlurb está fazendo uma faxina geral. A Rio-Águas também está presente, a gente tem enchentes constantes aqui. A Vigilância Sanitária está coletando águas, para ver se elas não têm o mesmo problema que tinham na comunidade do Vidigal, em que nós encontramos o vírus da hepatite. Estamos vendo a questão dos animais, agendando castração e fazendo exames – disse o prefeito.
 
 
Comlurb – A operação especial de limpeza e serviços no Complexo da Maré contou com  efetivo de 100 profissionais (garis, fiscais, motoristas, operadores e agentes ambientais) que fizeram os serviços de varrição, capina, roçada, limpeza de ralos, canaletas e valas, remoção de entulhos e bens inservíveis e poda de árvores com apoio de veículos e equipamentos móveis (caminhões compactadores, caminhões basculantes, tratores, pás carregadeiras e basculantes). A Comlurb retira diariamente 150 toneladas de lixo da Maré, complexo com cerca de 130 mil habitantes.
 
 
Subem - A subsecretaria, que segue trabalhando para levar assistência direta à Maré, fez agendamento para castração de cães e gatos. A prefeitura ampliará as campanhas de vacinação e conscientização de cuidados com os animais.
 
 
Outros órgãos - O mutirão na comunidade da Maré teve o reforço de equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (RioÁguas e RioLuz), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (GM-Rio).



Serviços Serviços