Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Papo Carioca traz orientações sobre vacinação contra a febre amarela

19/01/2018 16:19:00


A superintendente em vigilância em saúde Cristina Lemos e o médico Roberto Fiszman vieram ao estúdio do Papo Carioca na última quinta-feira (18) para conversar sobre um tema que tem preocupado a todos: a febre amarela. Os especialistas explicaram que, apesar da mudança na percepção de risco por parte da população, atualmente ainda não foi comprovada a circulação do vírus da doença na cidade do Rio, em macacos ou em humanos.

 

"A vacina contra febre amarela faz parte do calendário de vacinação do país inteiro, para toda a população entre 9 meses e 59 anos, desde janeiro de 2017. Não foi verificada a circulação do vírus na cidade, mas queremos vacinar a população para prevenir o contágio", disse Cristina Lemos.

 

De acordo com os convidados, existem duas formas de febre amarela: a silvestre, com casos recentes no país e no estado, e a urbana, transmitida pelo Aedes aegypti, erradicada desde 1942. Em seu ciclo silvestre, o contágio por febre amarela acontece quando a pessoa vai até uma região de mata e é picada por um mosquito vetor da doença.

 

"Para uma proteção adequada, a pessoa que vai visitar uma área de risco precisa tomar a vacina pelo menos dez dias antes da viagem", orienta Cristina.

 

Papo Carioca
 
O Papo Carioca é um programa transmitido ao vivo pela página da Prefeitura do Rio no Facebook, as segundas e quintas, às 20h. Com duração de meia hora, a programação traz convidados para falarem sobre temas em pauta na sociedade e responde dúvidas dos cidadãos.
 

Veja a íntegra do programa

 




Serviços Serviços