Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Óculos, documentos e beleza...um dia de muitos serviços no Jardim América

09/12/2017 15:05:00


O "Rio em Ação", mutirão de serviços da Prefeitura do Rio, esteve no Jardim América neste sábado (09/12) para atender às necessidades da comunidade da Zona Oeste. Para isso, disponibilizou uma infinidade de serviços a que, a grande maioria dos moradores, não teria acesso normalmente. E esse cuidado fez toda a diferença na vida de muitos, que deixaram o CIEP Graciliano Ramos - onde ocorreu o evento - satisfeitos com o atendimento e felizes com a possibilidade de ver suas vidas melhorarem.

 

Uma das novidades desta edição foi a tenda do Projeto Novo Olhar, projeto da Fundação Leão XIII. Em parceria com a Prefeitura do Rio, a instituição distribuiu 500 óculos. Para isso, os interessados encararam a fila para conseguir uma senha de atendimento. Uma das sortudas foi Silvia Ferreira dos Santos, de 60 anos, moradora do bairro. Ela procurou o Rio em Ação para fazer a revisão dos óculos. Passou por exames clínicos e, de quebra, escolheu uma armação, segundo ela, "muito mais moderna":

 

- Não tenho do que reclamar. Adorei o atendimento. Além de ter feito todos os exames que precisava, pude trocar minha armação, que era e resina. Agora, vou desfilar por aí com os óculos que sempre quis. Os atendentes foram ótimos durante todo o processo e vou pegar os óculos aqui mesmo, em um mês. 

 

Para o presidente da Fundação Leão XIII, Sérgio Fernandes, ter uma boa visão é fundamental para que se tenha uma melhor qualidade de ensino e acesso ao mercado de trabalho. A partir de agora, a instituição pretende intensificar esse projeto:

 

- A procura no Rio em Ação foi muito boa. mas, ao mesmo tempo, percebemos uma carência muito grande do serviço nas áreas mais carentes. Vamos intensificar nosso trabalho para suprirmos as necessidades das pessoas que vivem em áreas tão afetadas. Poder ajudar, estar ao lado de quem precisa, é maravilhoso.

 

Para receber os óculos, as pessoas passaram por seis etapas de atendimento: Cadastro (Preenchimento do cadastro de identificação e verificação dos requisitos para participação); Verificação da taxa glicêmica; Exame de Acuidade Visual (realizado com a ajuda de uma placa, que contém letras e figuras); Exame Auto Refrator (realizado com a ajuda de uma máquina computadorizada que indica o grau do paciente); Exame com oftalmologista (um médico avaliará o resultado obtido pelo Auto Refrator e um novo exame com aparelho específico para emissão da receita); além do encaminhamento à ótica para cadastro e obtenção do protocolo com data de entrega dos óculos. Os moradores do Jardim América receberão seus óculos no próprio Ciep.
 

 

Os atendimentos de beleza também agradaram em cheio os participantes, que receberam serviços de massagem facial, maquiagem, manicure e pedicure, além de corte de cabelo. Mas nenhuma tenda de beleza foi tão procurada quanto a Barbearia Black, que estilizou centenas de cabeças. Uma delas foi a do jovem Washington William, de 19 anos. Para ele, o "trato no visual" elevou, e muito, sua autoestima:

 

- Vim aqui para tirar minha Carteira de Trabalho e acabei na cadeira do cabelereiro. Adorei, ficou ótimo! Saí de lá mais bonito para buscar outros serviços. Projetos como esse melhoram a vida da população. 

 

Acompanhada da filha, Aline, a carioca Terezinha Ferreira Costa, de 57 anos, moradora do Jardim América, esteve na unidade escolar para resolver pendências relacionadas ao programa Minha Casa, Minha Vida e ajudar as filhas a conseguirem emprego, além de segunda via da identidade e CPF da neta.

 

- Assim como minhas filhas, muita gente hoje está desempregada, precisando do básico. E o Rio em Ação tem ajudado muita gente. Muitos não têm condições de tirar documentos, porque não podem buscar esse atendimento longe de suas casas. Por isso, iniciativas como essa são fundamentais. 

 

Representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), a gerente da Caravana do Emprego e da Cidadania, Rosângela Macedo, falou sobre a importância do projeto e os benefícios obtidos com ele:  As pessoas estão buscando, especialmente, oportunidades de trabalho na cidade. A Caravana é um dos serviços mais procurados no Rio em Ação, especialmente no que se trata de busca de emprego e emissão da Carteira de Trabalho.

 

Para o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Fernandes, o "Rio em Ação" é uma prova de que a prefeitura está mudando a cultura de fazer com que a população sempre tenha que ir ao encontro do poder público:

 

- É muito importante a gente inverter esse processo, facilitando a vida das pessoas. O maior resultado do sucesso desse projeto é a quantidade de pessoas que está aqui. Realmente, estamos no caminho certo. Devemos sair da inércia e nos aproximarmos das pessoas. Além disso, a prefeitura também mostra hoje sua total integração com outros entes governamentais, serviços privados. Ou seja, isso é muito importante para facilitar a vida das pessoas.

 

Morador de Terra Encantada, na Pavuna, o carioca Luciano dos Santos, de 39 anos, buscou atendimento na tenda da Subsecretaria de Bem-Estar Animal. Há cerca de três anos, quando passava uma temporada no litoral de São Paulo, encontrou um cão da raça Labrador abandonado. Hoje, trouxe Cuscuz (batizado com este nome porque foi com este doce que alimentou o cão na época) esteve no Rio em Ação para tirar dúvidas sobre vacinação e elogiou o atendimento da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subem).

 

- Fui muito bem atendido e sanei todas as minhas dúvidas. Sem falar que meu cachorro fez o maior sucesso hoje aqui - brincou Luciano, acompanhado de um amigo. 

 

Quem também buscou atendimento no Rio em Ação foi Dinéa Ferreira Lacerda, de 55 anos. Moradora do Jardim América, ela agendou a castração de sua poodle Lana, de três anos. Além de elogiar aproveitou também para procurar o Conselho Tutelar para se informar sobre processo de adoção.

 

- Em 36 anos de Jardim América, nunca vi uma ação tão grandiosa e eficiente como essa - afirmou. 

 

Também presente ao evento, a subsecretaria de Bem-Estar Animal, Suzane Rizzo, detalhou os serviços oferecidos neste sábado:

 

- Oferecemos orientações veterinárias, além de agendamento de castrações e auxílio à vacinação dos animais com a Subsecretaria de Vigilância Sanitária. É muito importante trazer esses serviços à população. Temos dez postos de castração espalhados pela cidade. Porém, em algumas localidades não é possível levar esses serviços. Essa é a melhor oportunidade para conscientizarmos as pessoas sobre a importância da castração e da adoção de animais. É muito gratificante. Quando cuidamos dos animais, estamos também de olho nas pessoas.

 

Para o superintendente de Jardim América, André Onofre, a grande procura dos moradores pelos serviços do "Rio em Ação" foi surpreendente:

 

- É uma região muito carente, que necessita dessa atenção. Hoje, por exemplo, o primeiro morador chegou ao Ciep às 4h. E, estando tudo concentrado em um só local, fica muito mais fácil para essas pessoas acessarem os serviços. A população está muito feliz com isso. É muito legal encontrar as pessoas na rua, nos agradecendo por iniciativas como essa. É muito gratificante. O Rio em Ação está fazendo muita diferença na vida das pessoas. Nossa meta para 2018 é atender ainda mais a população através da parceria com outros órgãos.

 

A Secretaria Municipal de Educação também esteve presente ao Rio em Ação do Jardim América. Para a assessora da Coordenadoria de Gestão Escolar e Governança da SME, Cristiane Lopes, é fundamental atrair, ainda mais, a comunidade para a escola:

 

- Temos obrigação de atender a todas as crianças da cidade. O evento no Ciep é uma forma de trazer a comunidade pra cá e reforçar os serviços. Acredito que a Educação é a porta de entrada de todos os serviços da prefeitura. Há muita coisa boa sendo oferecida e, além disso, essa unidade agendou a reunião de pais para hoje, como forma de falar sobre a educação das crianças dessa escola no dia de hoje. A gente mostra aos pais a importância dos estudos, paralelamente aos outros serviços.

 

Assessor da Casa Civil e um dos organizadores do evento, Davi Braga Maia destacou o trabalho diferenciado de um projeto que, de fato tem feito muita diferença na vida das pessoas: 

 

- É uma infinidade de serviços indo ao encontro da população, atendendo a todos da melhor forma. Por isso, a cada edição, o projeto é sempre muito esperado. Para 2018, esperamos que seja ainda melhor do que esse, com mais serviços e muito mais pessoas atendidas.

 

Quem também passou por lá foi o subsecretário de Meio Ambiente, Justino Carvalho Neto, representando a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma). Ele também apontou a aproximação do governo com a população como o maior fator de sucesso da iniciativa. Além disso, destacou a importância de se levar educação ambiental às comunidades cariocas.

 

- Trata-se de uma marca do governo Marcelo Crivella: levar a prefeitura à população, de forma harmônica, com serviços inerentes às comunidades mais afastadas, com dificuldade de acesso a determinados serviços. Um dos nossos destaques é a Caravana Ambiental. Levamos material de educação ambiental para a conscientização das pessoas sobre a necessidade de interação com o meio ambiente. É uma forma de mudar os hábitos de consumo, descarte e aproveitamento. Também fazemos distribuição de mudas, de árvores frutíferas, da mata atlântica e plantas ornamentais para que as pessoas possam levar para suas casas, cuidar e trazer melhorias para o espaço onde se encontra seu bairro. O Rio em Ação possui um grande legado ambiental.

 

Já a carioca Renata de Souza Saragoça, de 36 anos, moradora de Vigário Geral, buscou ajuda para sua saúde, nas áreas de oftalmologia e odontologia, e aprovou o atendimento:

 

- O evento é incrível. Vale muito a pena acordar cedo. Meu único pedido é para que muitas outras ações como essa aconteçam. As pessoas precisam muito. O Rio em Ação é a solução para muitos problemas. O atendimento que recebi foi ótimo e consegui resolver tudo o que queria. Saio daqui feliz.

 

O projeto "Rio em Ação" é um evento mensal e itinerante que leva serviços públicos e diversas atividades para a população residente nas áreas da cidade com menor Índice de Progresso Social (IPS). O programa conta com a participação, principalmente, de órgãos municipais e também de órgão estaduais, federais e da sociedade civil. O Rio em Ação acontece sempre aos sábados, no mesmo horário.

 

Entre os serviços oferecidos pelo projeto estão: emissão de 1ª e 2ª via de identidade e CPF; cadastramento e atualização do CadÚnico; inscrição no Minha Casa, Minha Vida; agendamento para emissão de Carteira de Trabalho; encaminhamento para o programa Jovem Aprendiz; Procon Carioca; vacinação contra hepatite e HPV; agendamento para castração de animais; Biblioteca Volante e doação de livros; doação de mudas de plantas da Mata Atlântica; dia de beleza e muito mais. Alguns serviços têm número limitado de atendimentos e necessitam de senha.

 

 

Leia mais: 

 

Último Rio em Ação de 2017 atende moradores do Jardim América 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços