Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura auxiliará no combate ao roubo de cargas por meio de câmeras de monitoramento

19/07/2017 09:52:00


Já em fase de planejamento, a Prefeitura do Rio ajudará no combate ao roubo de cargas a partir da expansão das áreas de monitoramento do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), que funciona no Centro de Operações Rio (COR). Essa é uma das iniciativas do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que contribui para uma maior integração das instituições de Segurança Pública, órgãos de todas as esferas públicas e concessionárias de serviços.

 

O objetivo é que o monitoramento por câmeras em locais já reconhecidos como pontos de circulação de caminhões roubados auxilie no combate deste tipo de delito. O roubo de cargas é um crime recorrente em rodovias do estado, utilizando a Avenida Brasil para entrar na cidade.

 

O GGIM iniciou seus trabalhos em abril, reunindo órgãos de todas as esferas, e tendo como foco discutir, definir e praticar ações estratégicas de prevenção e combate à criminalidade. Desde então, algumas das iniciativas debatidas nas reuniões do Gabinete de Gestão começaram a ser planejadas e implementadas, com destaque para as seguintes ações:

 

Núcleo de Videopatrulhamento – núcleo de monitoramento de câmeras da cidade que tem o objetivo de coibir pequenos delitos. O ambiente funciona 24 horas por dia, com uma equipe de 12 guardas municipais, que utilizam técnicas de análise preventiva por câmeras para coibir ações delituosas, a partir do acionamento de equipes de campo. Este núcleo é gerenciado pela Guarda Municipal dentro do Centro de Operações Rio (COR). O núcleo ainda é um projeto-piloto que monitora as regiões de Copacabana e Leme, e, mesmo em teste, já contribuiu com as forças policiais, identificando roubos e apoiando na prisão de infratores. A ideia é replicar a experiência em outras áreas da cidade.

 

Sistema de câmeras com identificação automática de placas de veículos (cerco eletrônico) – este sistema está em implantação, atualmente, com 90 câmeras instaladas na cidade para identificar automaticamente placas de veículos. Assim que terminar a atual fase de testes deste recurso tecnológico – um software de identificação de veículos conectado a uma rede de câmeras da cidade – será disponibilizado para as Forças de Segurança Pública. A Delegacia Especializada em Armas (Desarme) já está testando esta nova tecnologia.

 

A integração promovida pelo GGIM também facilita a realização de operações de ordenamento urbano e de Segurança Pública. Como resultado direto deste ambiente integrador, foram realizadas duas ações de ordenamento público no aeroporto do Galeão, com o objetivo de coibir transporte irregular e outras infrações.

 

Outra linha de ação do GGIM é a realização de exercícios simulados. No segundo semestre deste ano, já está em planejamento simulação de ocorrência grave no aeroporto do Galeão, iniciativa que já estava prevista pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que vai ganhar maior abrangência a partir do GGIM.

 

A próxima reunião do GGIM será em agosto para discutir a integração entre municípios da Região Metropolitana do Rio. Representantes de outras cidades serão convidados para debater e avaliar iniciativas de troca de conhecimento sobre monitoramento por câmeras, treinamento de guardas municipais, além de integração de banco de dados. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) é o órgão responsável pela organização da agenda do GGIM.




Serviços Serviços