Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Banda resgata autoestima de alunos e ex-alunos de escola em Paciência

11/07/2017 17:03:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Paulo Araújo


Integrante da Banda Fanfarra Ciep Roberto Morena há sete anos, Rafael Henrique Teixeira Silva, de 16 anos, não esconde seu orgulho. Ex-aluno da escola, que fica em Paciência, na Zona Oeste, além de gostar de música desde pequeno, vê no grupo a oportunidade de manter o contato com um lugar que, segundo ele, representa um divisor de águas em sua vida. Morador da comunidade Três Pontes, ele disse que, além da oportunidade de aprofundar seus conhecimentos musicais, a melodia o faz esquecer a realidade de morar em um local inseguro.

 

- Já gostava muito de música e, aqui, pude aprimorar meus conhecimentos. Essa banda é a maior fonte de aprendizado dessa escola. De tudo o que tenho de bom, muita coisa veio dela. Não tem tamanho a alegria e o orgulho que sinto por estar na banda. Me desligo de tudo quando estou com esse Quadritom nas mãos.

 

A Banda Fanfarra Ciep Roberto Morena foi criada há mais de 15 anos, por iniciativa da diretora da unidade, Katia Darc, que buscou dar aos alunos uma atividade extraclasse. Hoje, é o maior orgulho da escola e envolve todos os profissionais da unidade, desde a confecção e manutenção das roupas ao cuidado com os instrumentos. Seu repertório é eclético para agradar os alunos. As canções variam do popular ao clássico, passando por músicas cívicas, clássicos da MPB, funks e estilo pop.

 

- Ninguém faz sucesso sozinho. Somos uma família. A banda representa a reinclusão, a descoberta da autoestima desses alunos. Dentro do mundo deles, falta esse estímulo. Quando estamos próximos de algum evento, por exemplo, eles se sentem valorizados. E isso causa uma série de efeitos benéficos. Muitos alunos que se apresentavam violentos, adquiriram disciplina e tranquilidade - destacou o professor de Educação Musical, pedagogo e maestro da banda, Roberto de Oliveira Ferreira, de 56 anos.

 

O professor também ressaltou o empenho dos músicos mais antigos, que não abandonaram a banda após concluírem seus estudos na unidade:

 

- A banda resgata alunos que estão indo embora no 9º ano e ficariam ociosos. Os maiores, que já saíram da escola, sempre voltam para nos ajudar. Alguns casaram, formaram famílias, mas fazem questão de continuar conosco. Eles zelam pela música.

 

A banda possui regimento interno e seus integrantes são organizados em "patentes": Mestre e Maestro Regente, Capitão Regente, Regente-Mor, Sargentos, Soldados e Secretário (a). A intenção é delegar tarefas aos participantes, despertando em cada um o senso de responsabilidade e comprometimento. Fazer parte da banda da escola não é fácil. Segundo o diretor adjunto do Ciep Roberto Morena, Bruno Saraiva da Fonseca, os alunos que mostram interesse em participar da banda passam por uma rigorosa avaliação:

 

- Dominar um instrumento não é fácil. Por isso, é feito um teste de aptidão. Se esse aluno tiver boas notas e disciplina, será aceito na banda. E aqueles que fazem parte dela adoram. Como não são todas as unidades da 10ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) que dispõem de uma banda, os alunos se sentem ainda mais importantes.

 

Para a aluna do Ciep Sofia Jaci França de Oliveira Pereira, de 11 anos, uma das mascotes do grupo, poder tocar Prato na banda representa a realização de um sonho antigo, que se tornou realidade há cerca de de seis meses:

 

- Sempre quis fazer parte, desde o 4º ano. Agora que consegui, vou me esforçar muito para continuar, sendo responsável e tirando boas notas.

 

Uma das mais antigas do grupo, Thalia Alves da Silva, de 19 anos, precisou se afastar da banda em 2015 por conta do nascimento de sua filha, mas não conseguiu ficar muito tempo longe do grupo e retornou o mais rápido que pôde. Segundo ela, a música e a prática da Lira transformaram sua vida:

 

- Essa banda representa tudo pra mim. Sem ela, eu não seria nada. Não seria a pessoa que sou hoje. Aqui, conheci instrumentos que jamais pensei conhecer na vida. Aprendi o que era percussão e melodia.

 

Os ensaios da Banda Fanfarra Ciep Roberto Morena acontecem às terças e quartas-feiras, a partir das 17h. Além de participar de eventos promovidos pela 10ª CRE, o grupo se prepara para brilhar no Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM), que acontece no segundo semestre deste ano. A música? Segredo!

 

Aos interessados em conhecer o trabalho da banda, o Ciep Roberto Morena fica na Avenida Cesário de Melo, 11.485. Informações pelos telefones 3364-7940 e 3364-7906. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços