Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

GM-Rio adota nova escala para melhorar a qualidade de saúde dos agentes

23/02/2017 09:52:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) terá mais uma escala de serviço que beneficiará cerca de 2 mil dos seus 7.500 agentes. A partir de 20/03, os GMs que fazem o patrulhamento das ruas no sistema 12x36 passarão a trabalhar no regime 12x60. Adotada por outras forças de segurança, a medida visa a melhoria da qualidade de saúde do guarda, com a consequente redução do número de baixas e a ampliação do patrulhamento ostensivo. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (22/02), em reunião na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), que tem a GM-Rio em sua estrutura. A portaria que regulamenta a nova escala será publicada , nos próximos dias, no Diário Oficial.

 

Antiga reivindicação da instituição, a proposta foi apresentada pelo comando da GM-Rio, em janeiro deste ano, ao secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, que solicitou estudo para justificar a necessidade da nova escala.

 

- Esse regime é um importante avanço para proporcionarmos ao guarda condições para que esteja bem, com saúde e preparado para que a Guarda possa cumprir sua principal missão: cuidar da população - ressaltou o secretário Amendola durante o encontro, que contou com as presenças da comandante da GM-Rio, inspetora Tatiana Mendes, e o diretor de Operações da Guarda, inspetor Ricardo Soares, além do vereador Jones Moura, guarda municipal de carreira que acompanhou o estudo.

 

O levantamento considerou fatores como o excesso de horas trabalhadas em pé, poluição sonora, condições climáticas e até a perda diária de cerca de quatro horas no deslocamento casa-trabalho-casa, com avaliação dos impactos na recuperação para a próxima jornada. O resultado é o comprometimento de coluna, joelhos e ouvidos, assim como muitos casos de labirintite, estresse e até depressão.

 

- O que para muitos é facilidade e apenas aumento do tempo de folga, para nós representa qualidade de saúde, pois permite ao guarda se recuperar do excesso do desgaste físico nas 12 horas ininterruptas de trabalho. O desgaste é tanto que chegamos a ter quase mil guardas afastados por problemas de saúde. Mas conseguimos readaptar 800 deles criando, no ano passado, a Coordenadoria de Valorização do Servidor, que oferece atendimentos de fisioterapia, massoterapia e assistências social e psicológica - explicou o diretor Ricardo.

 

Quatro escalas

 

Além da escala 12x60, a Guarda continuará operando com os regimes 5x2 (para o Administrativo de segunda à sexta-feira), 24x72 (para os grupamentos especiais, como Operações Especiais, Tático Móvel e de Praia) e 12x36, em planejamentos que exijam reforço no efetivo, como o patrulhamento de grandes eventos, baixa assiduidade e situações emergenciais.




Serviços Serviços