Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Trem leva prevenção e promoção da saúde da Zona Norte ao Centro

22/02/2017 17:02:00  » Autor: Leandro Soares / Fotos: Mariana Ramos


Os passageiros dos trens foram surpreendidos nesta quarta-feira (22/02) com uma grande festa. Em parceria com a concessionária que administra a ferrovia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma ação de prevenção e promoção da saúde no trem que partiu às 11h da Estação Engenho de Dentro, rumo à Central do Brasil, onde o bloco "Trem da Prevenção" aportou.

 

Formado por profissionais de saúde, o bloco animou a viagem dos passageiros com música e atividades de orientação e promoção de saúde. O objetivo é levar informação aos passageiros sobre prevenção de doenças, como as transmitidas pelo Aedes aegypti e aquelas que são sexualmente transmissíveis.

 

Para Aldra Soares, 27 anos, moradora do Méier, a atividade animou a viagem e apresentou informações importantes sobre a prevenção das arboviroses:

 

- Muito divertida a atividade como a de hoje que ajudam a reforçar os cuidados e a prevenção dengue, zika e chikungunya, além das doenças transmitidas pelo sexo. Achei, de fato, muito importante a iniciativa.

 

Essa foi a sétima edição do "Trem da Prevenção", que acontece anualmente às vésperas do carnaval. A concentração começou às 9h na Zona Norte, com atividades educativas em estandes montados na plataforma da estação do Engenho de Dentro. Lá, profissionais de saúde distribuíram material informativo sobre combate ao mosquito transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya. Também foram distribuídos preservativos masculinos e gel lubrificante. 

 

- O Trem da Prevenção alerta e informa os cariocas sobre os cuidados no combate ao mosquito em suas residências (mais de 80% dos criadouros são identificados dentro de imóveis). A ação também alerta sobre os cuidados e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, uma preocupação constante da rede municipal de saúde - afirmou a coordenadora de saúde de Atenção Primária da Área de Planejamento 3.2 (Região do Méier),  Jeanne Aveiro.

 

 

Durante o evento, equipes de agentes comunitários e de vigilância em saúde, educadores em saúde, jovens do RAP da Saúde, professores e usuários do Programa Academia Carioca, drag queens e integrantes do Grupo Pela Vidda cantaram paródias de marchinhas de carnaval sobre a dengue, febre chikungunya e IST/Aids.

 

 

Os técnicos da Vigilância Sanitária também passaram dicas sobre a alimentação sem riscos no carnaval e as doenças que os alimentos podem transmitir, além de informações acerca dos riscos no embelezamento e das doenças que os animais podem transmitir aos homens.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços