Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio recebe visita de assessora de Relações Institucionais da Prefeitura de Colônia, na Alemanha

21/02/2019 14:18:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) recebeu na tarde de terça-feira, dia 19, a visita técnica da assessora de Relações Internacionais da Prefeitura de Colônia, na Alemanha, Ute Dreiocker. A visita teve como objetivo estreitar a relação entre os países e conhecer a estrutura da instituição. Ela foi recebida pela comandante Tatiana Mendes, que apresentou as diversas áreas de atuação da instituição.

 

Em seguida, acompanhada do assessor de Relações Institucionais da Prefeitura do Rio, Pedro Bittencourt, e do comandante do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), inspetor Genésio Gregório, Ute conheceu um pouco da estrutura da sede da GM-Rio, em São Cristóvão, como o programa social que oferece cursos gratuitos de panificação realizado em parceria com a Associação Beneficente dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Rio de Janeiro (Abipan).

 

Ute também visitou a Academia de Ensino e conheceu a plataforma de Ensino à Distância (EAD) e também viu uma demonstração do funcionamento da pistola de eletrochoque usada pelos guardas no patrulhamento diário da cidade. Por fim, foi ao Grupamento de Operações Especiais (GOE) conhecer a história e os cursos ministrados pela unidade. Um dos objetivos da visita é levar impressões e informações para à cidade de Colônia, além de conhecer e fomentar o desenvolvimento de novos projetos de cooperação com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Durante sua estadia na cidade, onde faz um curso de português, Ute participou de reuniões com representantes da Comlurb, do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), além da Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura.

 

Vale lembrar que o Rio de Janeiro e Colônia são cidades-irmãs, pois assinaram em 2011 um protocolo de intenções. O acordo foi assinado durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha com objetivo de promover o trabalho conjunto em diversas áreas, como segurança, turismo, planejamento urbano, meio ambiente, entre outras, além de facilitar o intercâmbio de informações e experiências entre empresas, estudantes e pesquisadores dos dois países.

 

Como fruto desta parceria, em 2015 foi assinado um acordo de cooperação entre a Prefeitura do Rio e a empresa alemã AVG Ressourcen GMBH, que faz trabalho de limpeza urbana similar ao da Comlurb. O acordo resultou na doação de maquinário móvel capaz de processar 15 toneladas por dia de lixo verde (poda de árvore) e 20 toneladas por hora de resíduos. O equipamento está em operação no Eco-Parque do Caju, tendo sido inaugurado em agosto de 2018 pelo Prefeito Marcelo Crivella.

 


Colônia é a maior cidade do Estado de Renânia do Norte-Vestefália, sendo a quarta cidade mais povoada da Alemanha, com cerca de um milhão de habitantes, ficando apenas atrás de Berlim, Hamburgo e Munique. Localizada nas proximidades da fronteira com a Bélgica e a Holanda, Colônia está a cerca de 570 km da capital da Alemanha, Berlim.