Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Réveillon 2019: Guarda Municipal atuará com 1.774 guardas na Praia de Copacabana

28/12/2018 16:40:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) montou um esquema especial para o Réveillon 2019 na Praia de Copacabana com 1.774 guardas (sendo 616 de trânsito), um aumento de 67% em relação ao ano passado. O efetivo atuará em turnos, das 7h do dia 31 de dezembro até as 19h do dia 1º de janeiro, no patrulhamento em geral e nas ações de ordenamento urbano, fiscalização do trânsito e do programa Lixo Zero, além de coibirem pequenos delitos. As equipes estarão utilizando instrumentos de menor potencial ofensivo, como os dispositivos elétricos incapacitantes (pistolas de eletrochoque), adquiridas em outubro como mais um item de segurança para os guardas.

 

O esquema contará com apoio de 122 viaturas, entre veículos e motocicletas, 376 rádios de transmissão, além dos smartphones utilizados para a comunicação entre as equipes que estarão patrulhando a orla e as ruas internas do bairro e também no Centro de Comando e Controle Móvel, que ficará estacionado na Avenida Atlântica, esquina com a Rua República do Peru, ligado ao Núcleo de Videopatrulhamento e com acesso às câmeras da prefeitura. O Centro de Comando e Controle Móvel contará ainda com um guarda bilíngue do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), para suporte e auxílio a turistas estrangeiros.

 

A operação também terá agentes do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) atuando no entorno das estações do metrô Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, apoiando o público que circulará pelo local e também realizando ações preventivas de patrulhamento, com foco na promoção da sensação de segurança.

 

Também serão montadas cinco tendas operacionais, localizadas na altura da Avenida Princesa Isabel, ruas Rodolfo Dantas, Paula Freitas e Santa Clara, e em frente ao Posto 2, para dar suporte ao Grupamento Especial de Praia (GEP) que farão rondas na faixa de areia. Para facilitar o reencontro de crianças perdidas com os pais e responsáveis, os guardas municipais distribuirão pulseiras de identificação nas tendas do GEP, no Centro de Comando e Controle Móvel, na Avenida República do Peru, e também na altura da Rua Rodolfo Dantas.

 

As ações da GM-Rio serão integradas com as forças policiais, por meio do programa Rio+Seguro, que funciona há um ano, associando planejamento, inteligência e tecnologia na prevenção à desordem urbano e aos pequenos delitos no bairro de Copacabana. Durante o Réveillon, os agentes da GM-Rio e da Polícia Militar continuarão atuando em ações conjuntas e no compartilhamento de informações visando promover a segurança.

 

Ações de trânsito – Do total do efetivo, 616 guardas vão atuar exclusivamente no controle e na fiscalização do trânsito. As equipes da Subdiretoria Técnica de Trânsito farão a implantação e o monitoramento dos pontos de bloqueio nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo, Botafogo e Lagoa, de acordo com planejamento feito pela CET-Rio. Além disso, os guardas municipais também ficarão responsáveis pela implantação da pista reversível da Avenida Atlântica, a fiscalização da proibição de estacionamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e a fiscalização e monitoramento das estações do metrô.

 

Para realizar as ações de trânsito, as equipes terão o suporte de rádios transmissores e smartphones para o contato direto com o Centro de Operações (COR), permitindo a comunicação imediata em situações de emergência ou em relação a mudanças de sinalização, priorizando a fluidez e a escoação do público ao término do evento.


Imagens relacionadas: