Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal realiza treinamento especial com foco na prevenção de afogamentos

Ação é feita em parceria com Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa)


22/10/2018 12:30:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realiza, entre os dias 22 e 25 de outubro, treinamento prático para os guardas municipais que atuam no Grupamento Especial de Praia (GEP) da Zona Sul,  com foco nas ações de salvamento e prevenção de afogamentos. A atividade será realizada das 6h às 9h, na Praia Vermelha, na Urca, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). A entidade promove eventos e diversas ações para compartilhar conhecimentos para a redução dos afogamentos no país. 

 

Cerca de 90 guardas passarão pelo treinamento e se também se tornarão multiplicadores. O roteiro de atividades do curso inclui técnicas de primeiros-socorros e ações de salvamento após acidentes, como Suporte Básico de Vida e Transporte de Vítimas, e também orientações para auxiliar os agentes a identificar casos de risco no mar, como noções de vala, corrente e retorno, cadeia de sobrevivência aquática e piscina segura. O instrutor será o guarda municipal Alexsandro Simões, que também é professor de Educação Física e membro da Sobrasa.

 

Como  estão sempre presentes nas areias das praias cariocas, fiscalizando posturas municipais para garantir uma diversão mais tranquila aos banhistas, os guardas municipais muitas vezes são os primeiros a avistar pessoas se afogando e prestam auxílio ao Corpo de Bombeiros. As ações de salvamento e resgate exigem técnica e perícia para se evitar que os próprios socorristas também sejam vítimas. O Grupamento Especial de Praia busca promover com regularidade cursos de capacitação e atualização do efetivo.

 

Operação Verão – O treinamento auxiliará o efetivo que está atuando na Operação Verão 2018-2019. Iniciada no dia 12 de outubro, a operação conta com 531 guardas municipais atuando no patrulhamento da orla das zonas Sul e Oeste da cidade, em ações de ordenamento urbano e de trânsito e na prevenção de pequenos delitos, dando continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em janeiro de 2017, agindo de forma integrada com a Polícia Militar e órgãos da Prefeitura do Rio, como as secretarias municipais de Transporte, Ordem Pública e de Assistência Social e Direitos Humanos. As ações preventivas visam proporcionar maior sensação de segurança aos banhistas nos finais de semana e feriados. Além das ações de patrulhamento preventivo, os guardas também atuam na identificação de crianças, no apoio a resgate de aves e de animais marinhos, e também no salvamento de vítimas de afogamento.


Imagens relacionadas: