Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Primeiro fim de semana da Operação Verão conta com prisões e fiscalização de posturas municipais

15/10/2018 10:48:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) registrou duas prisões, um auxílio em acidente de bicicleta e diversas abordagens relacionadas à fiscalização das posturas municipais no primeiro fim de semana da Operação Verão, que teve início no dia 12, com o feriado prolongado. Uma das prisões aconteceu no fim da noite de domingo, dia 14, no Arpoador. Dois homens, de 23 e 19 anos, foram presos em flagrante por guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) e por um policial militar do 23º Batalhão pelo roubo do telefone celular de um cidadão na Pedra do Arpoador. Os agentes foram acionados pela vítima e o caso foi registrado na 12ª DP (Copacabana).

 

Já a segunda prisão, feita por guardas motociclistas com apoio da equipe do GEP, aconteceu no sábado, dia 13, na Barra da Tijuca. O acusado usou uma faca para roubar bolsa e pertences de duas mulheres na passarela que dá acesso ao Terminal da Alvorada. Ele foi detido no Bosque da Barra, após denúncia de cidadãos, e foi conduzido para a 16ª DP (Barra da Tijuca), onde o caso foi registrado.

 

Apesar do tempo chuvoso na maior parte do feriado, as equipes do GEP registraram 69 abordagens para retirada de cães da areia das praias da Zona Oeste e Sul. Também foram desfeitos 16 acampamentos na praia, sendo 15 deles na Zona Sul. A prática é proibida nas praias cariocas. Os agentes ainda coibiram três práticas esportivas em horário não permitido e orientaram a retirada de duas churrasqueiras, além de apreenderem produtos com ambulantes, como 13 bebidas diversas, três facas e dois furadores de coco, um carrinho de carga, entre outros. No domingo, dia 14, os guardas do GEP também auxiliaram uma cidadã que caiu da bicicleta na orla da Zona Oeste e foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge.

 

A Operação Verão da GM-Rio conta com atuação de 531 guardas municipais empregados no patrulhamento da orla das zonas Sul e Oeste da cidade, em ações de ordenamento urbano e de trânsito e na prevenção de pequenos delitos. A instituição dá continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em janeiro de 2017, agindo de forma integrada com a Polícia Militar e órgãos da Prefeitura do Rio, como as secretarias municipais de Transporte, Ordem Pública e de Assistência Social e Direitos Humanos.

 

As ações preventivas visam proporcionar maior sensação de segurança aos banhistas nos finais de semana e feriados. Na orla da Zona Sul, que já conta diariamente com guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) e do programa Rio+Seguro, receberá reforço de equipes dos Grupamentos de Cães (GCG), Tático Móvel (GTM), Motociclistas (GGM) e de Operações Especiais (GOE). A operação mantém a integração com a Polícia Militar por meio de radiocomunicação operando na mesma frequência.

 

O efetivo nas ruas conta ainda com o suporte do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que utiliza 80 câmeras do Centro de Operações Rio, redirecionadas para reproduzir imagens e monitorar o calçadão e a faixa de areia. Flagrantes de crimes são enviados pelo celular para as equipes que atuam na orla e também são cedidas à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.

 

Outras ações na cidade – Além da Operação Verão, a GM-Rio atuou em diversas frentes no patrulhamento de rotina em todas as regiões da cidade e em operações especiais para os jogos que aconteceram nos estádios do Maracanã e de São Januário, no entorno dos principais pontos de chegada e partida da cidade, como a Rodoviária Novo Rio e também nos principais pontos turísticos.

No feriado do dia 12, guardas do Grupamento Especial de Trânsito da Zona Norte (GET-Norte) prenderam pela manhã o motorista identificado como Cleber Barroso da Costa, em flagrante, no entorno da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, por estar dirigindo embriagado. A prisão aconteceu após o acusado ter se envolvido em um acidente de trânsito. A discussão com o outro condutor chamou a atenção dos guardas municipais, que, ao se aproximarem, perceberam os sinais de embriaguez em Cleber. Os agentes desfizeram o acidente, pois não houve lesões ou vítimas, e conduziram o acusado para a 17ª DP (São Cristóvão) e em seguida para a Cidade da Polícia, onde ele ficou preso. Exame de alcoolemia constatou a embriaguez. 


Imagens relacionadas: