Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio realiza final de torneio de xadrez com alunos de escolas municipais de Paquetá e Santa Teresa

Estudantes aprenderam o esporte com um guarda municipal e um professor de matemática da rede municipal de ensino


04/10/2018 16:08:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizou nesta quinta-feira, dia 4, na sede de São Cristóvão, a final do torneio de xadrez disputado entre as escolas municipais Joaquim Manoel de Macedo, na Ilha de Paquetá, e Santa Catarina, no bairro de Santa Teresa, no Centro da cidade. A disputa contou com 24 alunos (12 de cada escola) que obtiveram a melhor classificação nas três competições realizadas durante o ano nas unidades escolares, nos meses de abril, maio e agosto. Os seis primeiros colocados ganharão uma visita especial ao AquaRio.

 

Os estudantes foram recepcionados pessoalmente pela comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes, que falou dos benefícios e da importância da realização deste esporte.

 

- O xadrez é um jogo excelente pois mexe com a mente e estimula o raciocínio. Aquele que vence é o que tem melhor estratégia. Não é um jogo fácil de aprender, por isso todos vocês que estão aqui são vencedores. Valorizem o ensinamento que recebem de pais e professores, que investem tempo e dedicação em prol do futuro de vocês – afirmou a comandante na abertura do evento.

 

O intercâmbio entre as duas escolas visa promover a interação entre os alunos e o aperfeiçoamento no esporte, que é ministrado gratuitamente pelo guarda municipal Renato Martins, da 12ª Inspetoria, para os estudantes da Ilha de Paquetá, e pelo professor de matemática Marcelo Sztajn, sendo uma matéria eletiva na escola de Santa Teresa. O professor é também morador de Paquetá, o que proporcionou o início da troca entre os dois projetos. Além disso, a realização das competições nas duas unidades escolares e a final na sede da GM-Rio deram aos alunos a oportunidade de conhecer lugares diferentes e explorar aspectos culturais da cidade.

 

O projeto desenvolvido pela GM-Rio em Paquetá conta ainda com aulas gratuitas de violão e Jiu-jitsu lúdico, que são ministradas para crianças, idosos e adolescentes, alcançando toda a comunidade. Coordenadas pelo guarda Martins e pelo comandante da unidade, subinspetor Adilson Pires, as atividades são realizadas, além da escola municipal Joaquim Manoel de Macedo, no Preventório Rainha Dona Maria Amélia, na Unidade de Saúde Integral Manoel Arthur Villaboim e também na biblioteca municipal Pedro Bruno.

 

Com 20 anos de serviços prestados à GM-Rio, Martins é faixa preta - 3º grau no Jiu-jitsu e músico profissional e ajudou a implantar todos os projetos na ilha, onde começou com aulas de judô. O xadrez surgiu na sua vida no contato com um amigo do seu padastro, que era professor. Ele se apaixonou pela arte e começou a participar de campeonatos. A iniciativa para o início das aulas em Paquetá partiu da observação de que alguns alunos ficavam ociosos no tempo livre após o Jiu-jitsu. "O xadrez acalma, tempera e, quando comecei a ensinar, a criançada adorou e o projeto se multiplicou", conta. O projeto de xadrez tem atualmente cerca de 80 alunos. Todas as atividades juntas chegam a aproximadamente 300 pessoas alcançadas.

 

Em novembro, dez alunos de xadrez da Escola Joaquim Manoel de Macedo vão participar dos Jogos Estudantis da Prefeitura do Rio, que acontecerão na Zona Oeste da cidade.


Imagens relacionadas: