Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Patrulha Ambiental apreende 15 pássaros silvestres após denúncias de cativeiro na Zona Oeste

12/09/2018 14:43:00


Um araçari-poca e uma maritaca foram resgatados com ferimentos e levados para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres

 

A Patrulha Ambiental da Prefeitura do Rio apreendeu 15 pássaros silvestres, na terça-feira, dia 11, após denúncias de criadouro de aves e cativeiro feitas pela Central 1746. As apreensões foram realizadas na Taquara, na Zona Oeste, em diferentes endereços da Estrada do Guerenguê e na Rua Seis. Foram apreendidos seis coleiros, cinco trinca-ferros, três sanhaços e um canário, que foram soltos na natureza logo em seguida. Não houve registro de prisões.

 

No mesmo dia, os fiscais da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) e os guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) também realizam o resgate de uma maritaca com ferimento na asa esquerda, em Paciência, e de um araçari-poca, em Jacarepaguá, também na Zona Oeste.

 

No caso do araçari-poca, os agentes receberam o chamado para resgatar um tucano. Somente ao chegar ao local identificaram que se tratava da ave, que tem semelhança com o tucano, mas possui manchas bem visíveis no bico e é considerado "bicho da meteorologia" por moradores de regiões com floresta, pois dizem que quando o bico começa a bater e a promover algazarra é um indício de mudança de clima. As duas aves foram levadas para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena.

 

Somente neste ano, de janeiro a julho, a Patrulha Ambiental resgatou 678 animais encontrados pelos agentes em situação de risco ou fora de seu habitat. Desse total, 301 foram gambás. Em segundo lugar vêm os micos, com 48 registros, e os gaviões, com 38 resgates.

 

A Guarda Municipal orienta a população a acionar a Patrulha Ambiental ao flagrar animais silvestres em área urbana na cidade do Rio ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, para um resgate seguro. Os agentes podem ser acionados por meio do telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.


Imagens relacionadas: