Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal apreende 263 produtos enterrados na areia da Praia de Ipanema

04/09/2018 12:10:00


Em agosto, ação realizada em Copacabana e no Flamengo apreendeu 355 itens

 

O Grupamento Especial de Praia da Guarda Municipal apreendeu, da noite de segunda-feira, dia 3, até a madrugada desta terça, dia 4, 263 produtos que estavam armazenados irregularmente na areia da Praia de Ipanema, entre as Ruas Aníbal de Mendonça e Garcia D´Ávila, na Zona Sul. A operação batizada de "guriçá", tipo de caranguejo que se enterra parcialmente na areia, é realizada com frequência pelo grupo especial para coibir a irregularidade prevista no Código de Posturas Municipal, que proíbe o depósito de produtos nas praias.

 

Entre os produtos apreendidos estavam materiais esportivos, como bolas, bambolês, pesos e cones, além de cadeiras de praia, colchonetes, carrinho de carga e até um martelo. Todo o material apreendido foi encaminhado para o depósito da Prefeitura, em Bonsucesso. Participaram da operação 20 guardas municipais com o apoio de duas viaturas.

 

Em agosto, os guardas municipais apreenderam 355 produtos nas praias do Flamengo e de Copacabana. Já no mês de maio, foram apreendidos 496 produtos também na Praia do Flamengo, incluindo guarda-sóis, bomba elétrica, equipamentos de atividades físicas e bebidas diversas.

 

Atuando exclusivamente na orla, incluindo a faixa de areia, calçadão e vias de acesso, o GEP também é responsável pela orientação de banhistas sobre a proibição da presença de cães na areia, acampamentos,  restrições para prática de atividades esportivas, como altinho e futevôlei, e a utilização de objetos não permitidos, como churrasqueiras, botijões de gás, fogareiros, tochas e garrafas de vidro. As equipes ainda lidam com grande diversidade de ocorrências, como crianças perdidas, afogamentos, animais silvestres feridos, furtos e roubos.


Imagens relacionadas: