Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal investe em educação e capacita 3.119 agentes em um ano e meio

25/07/2018 10:47:00


A capacitação e o aperfeiçoamento profissional são essenciais na formação do efetivo da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), que vem investindo muito na educação contínua promovendo diversos cursos e palestras na Academia de Ensino, que funciona há 14 anos na sede da instituição, em São Cristóvão. De janeiro de 2017 a junho deste ano, 3.119 guardas municipais passaram por 22 capacitações importantes para o dia a dia do patrulhamento nas ruas e das diversificadas ações desempenhadas em toda a cidade. Entre as capacitações realizadas no período, se destacam o curso de atualização de trânsito, o de aperfeiçoamento de motociclista para implantar o Programa de Motopatrulhamento, e o da pertubação do sossego, para fiscalizar a Lei do Silêncio. Do total capacitado, 2.583 participaram de aulas presenciais e os outros 536 utilizaram o Portal de Educação Corporativa, ferramenta de ensino à distância lançada em agosto do ano passado.

 

Além de investir nos próprios guardas, a GM-Rio também vem contribuindo para a qualificação de profissionais que atuam em mais de 20 instituições públicas e privadas. É o caso das Guardas Municipais de Japeri, Guapimirim e Queimados, que tiveram 104 agentes formados pela Academia de Ensino em 2017 e 2018.

 

Responsável pela capacitação dos agentes, a Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal (CPDP) é o principal setor dentro Diretoria de Recursos Humanos para a realização dos cursos na Academia de Ensino, que conta hoje com corpo docente de 19 instrutores com especializações em diferentes áreas e técnicas operacionais. Também fazem parte da estrutura pedagógica a Gerência de Planejamento Acadêmico (GPA), Gerência de Suporte Acadêmico (GSA) e a Gerência de Tecnologia e Educação à Distância (GTED).

 

- Uma das principais virtudes da Guarda é ter um corpo próprio de instrutores formados dentro da instituição. Com isso, passamos a enxergar as necessidades do efetivo e investir no treinamento necessário para preencher essas lacunas e capacitar ainda mais nossos agentes - afirmou o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal, inspetor Marcelo de Sousa, que está há 23 anos na instituição.

 

Entre os treinamentos ministrados se destacam ainda os de atualização dos guardas que atuam no Grupamento Especial de Praia, o de procedimentos apuratórios para integrantes da Corregedoria e para os agentes que atuam no Núcleo de Videopatrulhamento, no Centro de Operações. Em março deste ano, a GM-Rio deu início também a "um toque especial de cuidar do cidadão", curso idealizado pela inspetora geral Tatiana Mendes, com o objetivo de aprimorar abordagens à população seja na condução de ocorrências ou simplesmente ao dar uma informação. A ideia a comandante foi o de estimular o efetivo a ter um olhar mais humanizado e solidário no atendimento nas ruas.

 

Um fator que reforça o papel de referência em educação e treinamento da instituição é a quantidade de pedidos atendidos para qualificar outras Guardas Municipais, não só do Rio de Janeiro, mas de outros Estados, como é o caso da Guarda Civil de Marataízes, no Espírito Santo. Além dos cursos de formação para as Guardas de Japeri, Guapimirim e Queimados, a GM-Rio já recebeu solicitações para ministrar ainda este ano treinamentos específicos para as GMs de Paracambi, Nova Friburgo, Belford Roxo e Duque de Caxias.

 

Além de treinar outras Guardas, a instituição também qualifica outras forças, como no curso de formação em trânsito para militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, além de fornecer instrutores para especializações específicas para o Corpo de Bombeiros e Exército.

 

- Posso dizer que a Guarda Municipal do Rio é referência nacional em capacitação, pois acumulamos muita experiência lidando com os problemas que afetam a rotina e a qualidade de vida na cidade e demandam nossa atuação e solução, como é o caso do trânsito e do controle urbano. Isso faz como que a gente tenha os olhos voltados para a necessidade de atualização constante do efetivo - afirmou o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal, inspetor Marcelo de Sousa.

 

Outra importante ferramenta utilizada para a capacitação do efetivo é o Portal de Educação Corporativa (http://gmead.rio.rj.gov.br/), que possui conteúdo desenvolvido pelos instrutores da Academia de Ensino. Até junho de 2018, 536 guardas foram capacitados por meio da plataforma. O Portal oferece cursos especializados, que necessitam de inscrição feita pela unidade de lotação do guarda, como os de Procedimento Operacional Padrão, de Polícia Comunitária e de Aperfeiçoamento para Guardas, e cursos livres, em que a inscrição pode ser feita diretamente no Portal e estão disponíveis para início imediato, como os de Suporte Básico de Vida, Como Prevenir e Controlar o Estresse e o de História do Rio de Janeiro.

 

O Portal de Educação Corporativa utiliza os sistemas Moodle e WordPress, que permitiram a criação de um ambiente que alinha a facilidade de assimilação a recursos para realização de aulas online, como chats e fóruns, sendo possível o acesso de qualquer dispositivo digital, como tablets, celulares e PCs. Em parceria com a IplanRio, o portal utiliza o Datacenter da Prefeitura do Rio, permitindo o acesso seguro e simultâneo de oito mil pessoas ao sistema, sem falhas ou dificuldades de conexão.


Imagens relacionadas: