Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio monta esquema especial com 443 agentes para partida entre Flamengo e Emelec no Maracanã

14/05/2018 14:29:00


A Guarda Municipal do Rio apresentou o planejamento operacional para a partida entre Flamengo e Emelec, do Equador, durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 14, na sede do Flamengo, na Gávea. O jogo acontece nesta quarta-feira, dia 16, a partir das 21h45 no Maracanã, válido pela 5ª rodada do Grupo 4 da Copa Libertadores da América.

 

O esquema especial contará com o efetivo total de 443 guardas, sendo 41 de trânsito – mais que o dobro que vem sendo empregado - e o apoio de 49 veículos, com o início das ações preventivas às 16h, para coibir o estacionamento irregular e o comércio ambulante não autorizado no entorno do estádio.

 

- O diferencial desse jogo é que estamos dobrando o efetivo do que empregamos rotineiramente nos jogos. Usaremos nossos efetivos convencionais e os grupamentos especiais de Cães, Tático Móvel, Motociclistas e de Operações Especais, além da equipe do programa Lixo Zero. Os guardas estarão distribuídos no entorno e nos acessos ao Maracanã cinco horas antes do início do jogo. A operação só termina quando o último torcedor sair do estádio – declarou o inspetor Carlos Cristo, subdiretor de operações da Guarda Municipal.

 

Os guardas municipais vão atuar nos pontos de bloqueios definidos pela CET-Rio, além de fiscalizar e orientar o trânsito e coibir desordens nas principais vias de acesso ao estádio, como as avenidas Maracanã, Professor Manuel de Abreu, Radial Oeste e ruas Professor Eurico Rabelo e São Francisco Xavier.

 

Planejamento Completo de Trânsito para Flamengo x Emelec 

 

Para atender o movimento de público esperado e minimizar os impactos no trânsito, a Prefeitura através da CET-Rio montou um esquema de tráfego especial para essa partida. A operação de trânsito contará com a participação de 134 homens, entre Guardas Municipais, controladores da CET-Rio e equipes de apoio, com 12 veículos operacionais e 15 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento.  

 

Serão ainda utilizados 15 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e as rotas alternativas. Planos semafóricos especiais serão implantados para garantir a fluidez e o Centro de Operações Rio - COR fará o monitoramento de toda a área do evento com 68 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.

 

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às diversas interdições previstas, não recomenda a utilização de automóvel particular. A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 5 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum veículo na região.

 

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

A partir das 18h

•      Av. Maracanã, ambos os sentidos, entre Radial Oeste e Rua São Francisco Xavier;

•      Rua Eurico Rabelo;

•      Rua Visconde de Itamarati, entre Rua Eurico Rabelo e Rua São Francisco Xavier;

•      Rua Isidro de Figueiredo;

•      Rua Arthur Menezes;

•      Rua Conselheiro Olegário;

•      Viaduto Oduvaldo Cozzi.

 


 

 

 

A partir das 23h30

•   Rua Professor Manoel de Abreu, sentido Radial Oeste, a partir da Rua Dona Zulmira;

 

ROTAS ALTERNATIVAS

 

Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

Provenientes do Centro e Zona Sul

•               Para Tijuca, utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;

•               Para Vila Isabel e Grajaú utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão.

•              Para região do Grande Méier, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói

 

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

•              Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo

 

Provenientes do Grande Méier

•              Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói

 

 

 

MORADORES DO ENTORNO

 


 

 

O acesso de veículos dos moradores do entorno imediato do Maracanã - ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário, será feito acessando a Av. Paula Sousa e R. Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

 

Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada é solicitado aos moradores que, sendo possível, ajustem os horários de seus deslocamentos, evitando circular de carro nos horários das interdições.

 

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

•        Utilizar transporte público (Metrô e Trem) para chegada e saída do evento;

•        Táxis, vans e veículos não credenciados não passarão pelos bloqueios;

•        Deve-se evitar circular no entorno do Maracanã a partir das 18h;

•        Moradores deverão portar comprovante de residência.


Imagens relacionadas: