Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio recebe vereadores que integram comissão de acompanhamento da intervenção federal no Rio

17/04/2018 17:48:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) recebeu cinco vereadores que integram a Comissão de Representação de Acompanhamento da Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio, na manhã desta terça-feira, dia 17, para tratar da participação da instituição nas ações que estão sendo realizadas no Rio de Janeiro. Estiveram presentes os vereadores Carlo Caiado (DEM), presidente da Comissão, Fernando William (PDT), Jones Moura (PSD), Otoni de Paula (PSC) e Teresa Bergher (PSDB). Ao todo, 13 vereadores fazem parte da Comissão.

 

Na abertura da reunião, a inspetora geral Tatiana Mendes apresentou toda estrutura da GM-Rio empenhada no trabalho operacional na cidade, e falou também das ações de patrulhamento realizadas em apoio ao plano de intervenção federal com reforço na atuação em pontos estratégicos da cidade nos bairros do Méier, Tijuca, Ipanema, Leblon, Copacabana e Centro do Rio. Os locais foram definidos em conjunto com o gabinete da intervenção federal.

 

- O município possui um papel fundamental nas ações de suporte à segurança pública e a Guarda Municipal está muito próxima do cidadão, seja no ordenamento urbano, na fiscalização de trânsito ou nos projetos realizados no campo social. Além disso, a integração dos órgãos municipais com as forças de segurança mostra a mudança de paradigma da Prefeitura do Rio, assumindo o seu papel em prol da segurança pública – afirmou a inspetora.

 

Ainda durante o evento foi falado sobre a colaboração da Guarda Municipal com os governos estadual e federal com a troca de informações oficiais por meio de documentos reservados, destacando o convênio firmado com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). As instituições também cooperam mutuamente no planejamento de operações conjuntas de segurança e em grandes eventos na cidade, mostrando aos vereadores a importante do papel desempenhado pela instituição na segurança pública.

 

- A Câmara dos Vereadores tem um carinho especial pela Guarda Municipal por conta da aprovação de projetos importantes para a categoria como o Fundo Especial de Ordem Pública, e entender como a instituição está inserida na intervenção federal é fundamental para o nosso trabalho – disse o presidente da Comissão, vereador Carlo Caiado, que saiu satisfeito com as ações realizadas em apoio ao plano de intervenção federal Rio.

 

Os vereadores também receberam a cartilha lançada na última quinta-feira, dia 12, pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com 25 ações para a redução da violência e da criminalidade. A cartilha faz parte do Plano Municipal de Apoio à Segurança Pública e tem como base a integração de órgãos municipais com instituições das esferas estadual e federal e também parcerias privadas.


Imagens relacionadas: