Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio intensifica patrulhamento na cidade em apoio a intervenção federal

06/04/2018 16:27:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) intensificou as ações de patrulhamento em pontos estratégicos da cidade em apoio ao plano de intervenção federal no estado do Rio de Janeiro. Desde o dia 30 de março, 126 guardas municipais estão atuando diariamente nos bairros de Ipanema, Leblon, Copacabana, Méier e Tijuca, nas Zonas Norte e Sul da cidade. O efetivo conta com guardas das unidades locais e também dos grupamentos especiais de Operações Especiais (GOE), de Guardas Motociclistas (GGM), Especial de Praia (GEP), Tático Móvel (GTM), além de equipes do Lixo Zero.

 

Desde o início da gestão do prefeito Marcelo Crivella, a GM-Rio já apoia e colabora com as Forças Armadas e de Segurança que atuam no estado, de acordo com suas atribuições, com a troca de informações oficiais por meio de documentos reservados com órgãos dos governos estadual e federal. As instituições também cooperam mutuamente no planejamento de operações conjuntas de segurança e em grandes eventos na cidade. Esse apoio pode acontecer por meio de ações de trânsito durante operações policiais e das forças armadas e também na coerção a delitos, entre outras atividades. Com a intervenção federal, as ações foram intensificadas.

 

No caso do reforço no patrulhamento dos bairros das zonas Norte e Sul, os pontos estratégicos de atuação foram definidos em conjunto com o gabinete da intervenção federal no estado do Rio. A GM-Rio também vem atuando em operação integrada de ordenamento urbano realizada pela Prefeitura do Rio na Central do Brasil e no entorno, entre os terminais Procópio Ferreira e Américo Fontenelle, no Centro do Rio. As ações contam com o apoio de 116 guardas municipais e também participação de equipes das secretarias municipais de Ordem Pública, Fazenda e Assistência Social e Direitos Humanos e da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal e da Comlurb, além do 5º Batalhão da Polícia Militar, que está reforçando o policiamento na região, incluindo o entorno e acessos ao Morro da Providência.


Imagens relacionadas: