Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal apreende mais de mil itens com ambulantes irregulares na Zona Sul

16/02/2018 18:34:00


A operação conjunta de ordenamento urbano realizada desde quinta-feira, dia 15, pela Guarda Municipal com órgãos da Prefeitura do Rio e o apoio do 23º Batalhão da Polícia Militar (Leblon) resultou na apreensão de 1.121 itens e 800 quilos de alimentos e materiais diversos com ambulantes sem autorização na orla da Zona Sul da cidade. As apreensões foram realizadas junto com os fiscais da Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU) da Secretaria Municipal de Fazenda. Na madrugada desta sexta-feira, dia 17, guardas municipais e agentes da Coordenadoria de Fiscalização e Reboques (CFER) da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) removeram uma kombi que era utilizada como depósito de barraqueiros na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema. O veículo ainda estava estacionado em uma vaga destinada a pessoas com deficiência.

 

Além de coibir o comércio ambulante irregular próximo às praias da Ipanema, Leblon e Copacabana, os agentes atuam também nas ruas internas dos bairros e no Baixo Gávea. A ocupação irregular das vias e espaços públicos por ambulantes sem autorização foi alvo de reclamação de moradores da região. Ainda durante a operação, 20 barraqueiros de praia foram infracionados por irregularidades como ausência de titular e preposto, atuação fora do ponto, cercamento irregular da área, venda em desacordo com a autorização, utilização de equipamentos diferentes e impedimento do fluxo de pedestre. Também foram aplicadas 12 multas e foram removidos oito veículos por estacionamento irregular. Dois homens foram conduzidos por policiais militares para a 14ª DP (Leblon) por suspeita de posse de entorpecentes. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) fez abordagem a cinco pessoas em situação de rua.

 

Participaram nos dois dias de operação de ordenamento urbano o total de 111 guardas municipais da Coordenadoria Regional Sul e dos Grupamentos de Operações Especiais, Especial de Praia e Tático Móvel, além de agentes da Comlurb, fiscais da CGEU, assistentes sociais e policiais militares do 23º BPM.


Imagens relacionadas: