Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Operação Verão: Guardas prendem homem após roubo de celular e desfazem depósito irregular

14/01/2018 19:34:00


As ações de patrulhamento e fiscalização realizadas pelas equipes da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) na Operação Verão deste fim de semana, dias 13 e 14, resultaram na prisão de um homem pelo roubo de um celular na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca. O homem foi detido por guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP), na tarde deste domingo, após acionamento de banhistas. Foi necessário conter a população para impedir o linchamento do acusado, que foi reconhecido pela vítima e conduzido para a 16ª DP (Bara da Tijuca), para registro da ocorrência.

 

Na noite de sábado, dia 13, o GEP desfez um depósito de mercadorias de ambulante na Praia do Recreio, na altura da Avenida Glaucio Gil. A prática é proibida pelo Código de Posturas do Município. Foram apreendidos 128 itens, incluindo bebidas diversas e também cadeiras e guarda-sóis, além de equipamentos, como uma bomba d´água e uma lona. O material apreendido foi encaminhado para o depósito da Prefeitura.

 

Ainda em relação a fiscalização das posturas municipais, os guardas do GEP também orientaram banhistas sobre a proibição de utilização de churrasqueiras, retirando três delas das praias da Zona Oeste. Nas duas regiões, nas Zonas Sul e Oeste, durante o fim de semana, foram retirados 80 cães da areia das praias, 20 campings e foram proibidas 14 práticas esportivas em horário ou local não permitido.

 

Iniciada no dia 30 de setembro, a Operação Verão conta com emprego de 381 guardas municipais, sendo 59 exclusivamente em ações de trânsito. Os guardas atuam de forma integrada com a Polícia Militar e as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e deTransportes (SMTR), com ações preventivas que visam proporcionar maior sensação de segurança aos banhistas. A operação deste ano está repetindo a integração com a Polícia Militar por meio de radiocomunicação operando na mesma frequência. Além disso, os efetivos contam com o suporte do Núcleo de Videopatrulhamento da GM-Rio, que utiliza 80 câmeras do Centro de Operações Rio (COR), redirecionadas para reproduzir imagens do calçadão e da faixa de areia.

 

Outras ocorrências na cidade – Uma equipe do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) apreendeu réplica de pistola 9 mm na tarde deste domingo, dia 14, na Avenida Pedro II, em São Cristóvão. O objeto estava com o carona de um motociclista abordado pelos guardas municipais. O homem, identificado como Pedro Henrique Soares Aguiar, de 19 anos, disse que encontrou o objeto na rua. Já o condutor da moto afirmou não saber que Pedro Henrique estava com a réplica. Após o flagrante, o homem foi conduzido para a 17ª DP (São Cristóvão), onde a réplica ficou apreendida.


Imagens relacionadas: