Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal homenageia guardas que se destacaram no serviço operacional em 2017

14/12/2017 15:35:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) homenageou, na manhã desta quinta-feira, dia 14, 78 guardas municipais com o reconhecimento “Excelência Operacional”, criado pela portaria nº 160, de 17 de agosto de 2017, para promover a valorização dos servidores e também estimular boas práticas e motivar o efetivo a agir com mais eficiência na prestação de serviços aos cidadãos e à cidade. Entre os serviços de atendimento ao cidadão que se destacaram, estão casos em que os guardas agiram em partos, salvamentos, conflitos e diversos tipos de auxílio a vítimas de furtos, assaltos, agressões, acidentes de trânsito, entre outras ocorrências registradas durante o ano de 2017.

 

A escolha das ocorrências foi feita pelos membros da Inspetoria Geral e da Diretoria de Operações, que coordena e controla todas as atividades operacionais das inspetorias, unidades de ordem pública e grupamentos especiais, e levou em consideração características como técnica e perícia, organização, presteza e coragem durante o cumprimento de missões ou em ocorrências. Foram selecionadas ocorrências da 3ª Inspetoria (Bonsucesso), 11ª (Parque Madureira), Unidades de Ordem Pública do Catete, Leblon e Ouvidor-Cinelândia, Grupamento de Operações Especiais (GOE), Grupamento Tático Móvel (GTM), Grupamento Especial de Praia (GEP), Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM), Centro de Controle Operacional (CCO), Coordenadoria Regional do Centro (CRS) e 1º Grupamento Especial de Trânsito (GET-Centro/Sul).

 

- A Guarda Municipal está cada vez mais inserida no dia a dia dos cidadãos e vem também colaborando efetivamente com a segurança pública na nossa cidade e sempre exigimos o melhor desempenho dos guardas no trato com os cidadãos e na proatividade diante das ocorrências. Por isso, precisamos valorizar o empenho e a dedicação daqueles que não estão medindo esforços para cumprir o seu dever – destaca a comandante da instituição, inspetora geral Tatiana Mendes.

 

Serviço de relevância na cidade – Além das ações de rotina de fiscalização e de ordenamento urbano, a Guarda Municipal do Rio vem executando diversos programas com foco na segurança e na vigilância ostensiva ao longo deste ano com a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). As ações vão desde a parceria inédita com a Polícia Militar, com rádios de comunicação operando mesma frequência, até medidas que envolvem tecnologia e outros recursos, como a criação do Núcleo de Videopatrulhamento que acompanha, em tempo real, flagrantes de pequenos delitos a partir das imagens das câmeras do Centro de Operações Rio (COR), agilizando prisões e o atendimento a vítimas de roubos e furtos. Outro destaque foi a implantação do Programa de Motopatrulhamento, com a recriação do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM), que realiza rondas preventivas e ostensivas em diversos bairros das zonas Sul, Norte e Oeste da cidade, a partir da identificação de manchas criminais de pequenos delitos.

 

No início deste mês, a Prefeitura do Rio lançou ainda o programa Rio + Seguro, que associa planejamento, inteligência, tecnologia e integração entre os órgãos municipais com as forças de Segurança do Estado na prevenção à desordem urbana e à criminalidade. Os bairros de Copacabana e Leme foram os primeiros beneficiados pelo projeto-piloto, que no futuro será ampliado para outras regiões da cidade. Essas iniciativas só foram possíveis devido ao engajamento e empenho dos guardas municipais que estão inseridos em cada projeto.

Fotos: Elielson Rocha  


Imagens relacionadas: