Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Prefeitura destaca participação da GM-Rio no encontro de chefes de Polícia na Pensilvânia

Sétima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal contou com representantes da área de segurança de 18 cidades, além da PRF


12/12/2017 16:08:00


A Prefeitura do Rio realizou, na manhã desta terça-feira, dia 12, no Centro de Operações Rio, a sétima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), formado por órgãos de todas as esferas com o foco em discutir, definir e praticar ações estratégicas de prevenção e combate à criminalidade. O tema do encontro foi a experiência da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) na IACP 2017- Encontro da Associação Internacional dos Chefes de Polícia, realizado de 21 a 24 de outubro, na Pensilvânia, Filadélfia, nos Estados Unidos.

 

Presidido pelo prefeito Marcelo Crivella, o GGIM reuniu secretários municipais do Rio, entre eles, Fernando Mac Dowell (Transportes), Paulo Amendola (Ordem Pública) e Aspásia Camargo (Planejamento e Gestão Governamental), representantes da Polícia Rodoviária Federal e secretários de Ordem Pública e comandantes de Guardas Municipais dos municípios de Belford Roxo, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Magé, Japeri, Cachoeira de Macacu, Guapimirim, Queimados, Angra dos Reis, Duque de Caxias, Paraty, Arraial do Cabo, Nilópolis, Paracambi, Nova Friburgo, Mesquita, Maricá e Niterói.

 

O prefeito Marcelo Crivella destacou a importância da presença da Guarda Municipal no evento, para observar câmeras, equipamentos não letais, vigilância e técnicas modernas para trazer para o Rio. Para o prefeito, o trabalho da polícia comunitária é uma das soluções para a crise da segurança pública na cidade.

 

 - Lá na Filadélfia eles trataram de uma coisa fundamental que é a polícia comunitária. Eu acho que se todas as cidades tivessem sua própria guarda, teríamos uma segurança melhor. Agora, as grandes novidades que foram dadas lá são as câmeras nas ruas. Porque é a maneira de você ter uma polícia multiplicada com tecnologia ao invés de pessoas, o custo é menor. Muitas das lâmpadas de rua têm câmeras e centros, como esse aqui no COR, que vigiam todos os crimes que são cometidos – explicou Crivella.

 

Única instituição do tipo representando o Brasil na conferência internacional, a Guarda Municipal do Rio estava representada pela comandante e inspetora geral Tatiana Mendes, e pelos inspetores Ricardo Soares (diretor de Operações), Ailton Ramos (Grupamento de Apoio ao Turista) e Genésio Gregório (Academia de Ensino). Além da troca de experiências, os inspetores mostraram um pouco sobre o funcionamento das polícias municipais e os mecanismos para monitorar ocorrências, o uso das armas letais e menos letais, além de modelos diferenciados de veículos, uniformes e de equipamentos para o treinamento dos agentes policiais.

 

- Estamos numa época de crescimento da importância da capacitação e no trabalho integrado entre as Guardas Municipais e as Polícias Civil e Militar e isso é necessário para que possamos dar uma resposta no que tange à segurança pública na cidade. Na Filadélfia tivemos a oportunidade de aprender práticas que vão contribuir muito para esse trabalho - destacou a inspetora geral Tatiana Mendes.

 

Os representantes destacaram ainda o grande investimento das Polícias em tecnologia da informação e de comunicação em dispositivos móveis e remotos, reduzindo a exposição dos agentes a riscos físicos. As instituições de segurança americanas têm o foco maior no policiamento comunitário e no incentivo ao uso dos equipamentos menos letais, além de investirem no treinamento técnico e operacional, indumentária e equipamentos de proteção individuais mais seguros, entre outras ações.

 

 O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, destacou a oportunidade da conferência internacional para trazer informações, novidades na área de segurança e experiências que possam ser implementadas na cidade.

 

 - Nosso objetivo é colocar a Guarda Municipal entre as organizações mais capacitadas para enfrentar os delitos. Por isso, fomos na IACP buscar tecnologias e mecanismos para que possamos resolver as questões que afetam a segurança da população, estimulando a capacitação da Guarda para ser uma polícia comunitária e resolver pacificamente os conflitos. Quando o município entra na resolução dos pequenos delitos, a sensação de segurança aumenta e essa é a estratégia do prefeito para a cidade – afirma o secretário de Ordem Pública, Paulo Amendola.


Imagens relacionadas:


» GGIM_8