Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Programa de motopatrulhanento é ampliado para bairros da Zona Norte da cidade

07/12/2017 14:04:00


A Prefeitura do Rio ampliou o programa de motopatrulhanento da Guarda Municipal contemplando a região da Grande Irajá, incluindo os bairros de Irajá, Brás de Pina, Colégio, Vila da Penha e Vista Alegre, na Zona Norte da cidade. Serão empregados seis motocicletas e oito guardas municipais por dia. A iniciativa está entre as diversas medidas que vêm sendo adotadas pela Prefeitura do Rio para contribuir com as forças de segurança pública na redução dos índices de criminalidade na cidade.

 

O programa começou em agosto com a recriação do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM), após a instituição receber a doação de 100 motos do Grupo Multiplan. Com o efetivo total de 176 guardas, o GGM atua em rondas preventivas e ostensivas, alinhadas a ações integradas de tecnologia com o recebimento de informações e imagens do Núcleo de Videopatrulhamento e da Assessoria de Inteligência da Guarda Municipal. O motopatrulhamento é realizado na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona Oeste; Ilha do Governador, na Zona Norte; Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, na Zona Sul.

 

A atuação se baseia nos indicadores de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) que apontam os locais onde os crimes de menor potencial ofensivo (como roubos e furtos a transeunte e turistas) são mais elevados. O programa conta ainda com parcerias entre a Guarda Municipal e os batalhões da Polícia Militar e as delegacias de Polícia Civil, e demais órgãos e entidades da sociedade civil, para a melhoria da qualidade de vida da população carioca.

 

Balanço do motopatrulhanento - Em três meses de atuação, o GGM registrou 1.463 abordagens a suspeitos e 106 ocorrências. A média diária é de 16 abordagens feitas pelos guardas em casos de suspeita de pequenos delitos e em operações conjuntas com a Polícia Militar. Do total de ocorrências, 11 foram de prisões, 38 casos de condução de suspeitos para delegacias e 38 registros de furtos a pedestres, sendo três a turistas, a maioria telefone celular furtado em Copacabana. As equipes também prestaram diversos tipos de auxílio ao cidadão, como no caso de vítimas de mal súbito, de atropelamentos e de acidentes de trânsito 


Imagens relacionadas: